Wednesday, August 31, 2005

New Orleans

Quando uma tragédia natural como essa acontece, a reação natural da maioria é tentar achar lógica no caos. Uns acham conforto em Deus, outros preferem culpar o diabo.

O Solon foi quem lembrou disso primeiro, e vem escrevendo muito bem sobre o assunto.

Mesmo o pessoal que culpa o Global Warming pelo desastre lembra que, why not, o mesmo também é culpa do Bush.

Deixando essas coisas de lado, claro que existem considerações sobre o que poderia ter sido feito para evitar a tragédia. Como dizem por aqui, hindsight Is 20/20. O mesmo tipo de discussão aconteceria se um terremoto gigante atingisse a Califórnia, ou algo do tipo.

Vale lembrar que a maior parte do dano à New Orleans veio da quebra das barragens, que só existem devido à inusitada e perigosa localização da cidade (abaixo do nível do mar, e enfiada entre o Lago Pontchartrain e o Rio Mississipi). A Slate tem um artigo muito bom que explica o porquê de New Orleans ter sido construída dessa maneira.

Enfim, não há muito o que dizer. A população daqui já esta se mobilizando, e de resto é torcer para que os mortos não sejam muitos, e que os desabrigados tenham força nessa hora difícil. O governo daqui pode ter vários defeitos, mas nessas horas geralmente faz um bom trabalho. A recuperação da cidade deve durar meses.

Se existe algo que se pode tirar de uma situação dessas é a lembrança de quão frágil nossa civilização ainda é. O que não deixa de ser um lembrete para que as pessoas aproveitem a vida. Nada é garantido.

6 comments:

Anonymous said...

Condivido com os desejos que as coisas voltem ao normal. Porém, talvez não seja mesmo culpa do governo, afinal ninguém sabia que isso podia acontecer. Ninguém avisou. Talvez a culpa seja do Clinton. :)

[]s

Anonymous said...

Não, já tem muita gente fazendo isso antes do Paulo. É natural, os animos estão exaltados.

[]s

Anonymous said...

Fernando... Eu politizei a tragedia? Estou justamente 'despolitizando' oras.

E outra, saber que existia perigo de uma tragedia todos sabiam. Ha seculos (literalmente). Dizer que essa tragedia eh culpa do Bush eh um absurdo.

Acho que o Leonardo estava dizendo que vc politicou a tragedia...

[ ]s

Anonymous said...

Paulo, vc faz o que quiser no seu blog e' logico. Mas linkar os outros nao deixa de ser finger-pointing, nao?

"Terry Ebbert (New Orleans' emergency operations chief) says the federal agency's response to Katrina is "a national disgrace.""

Mas o que esse cara sabe? Deve ter algum liberal bias, querendo politizar a tragedia desse jeito.

[]s

Anonymous said...

Fernando,
Quer dizer que porque o cara acha isso eu por tabela acho tambem?

O que eu tento fazer eh mostrar opinioes diferentes. Eu vou ate escrever sobre isso, eh interessante, mas eu nao culpo ninguem por uma tragedia como essa. Certas pessoas esperam que o tal 'governo' seja uma super instituicao magica. Eh natural para quem esta la sofrendo, mas acho que quem esta fora poderia ao menos entender a dimensao e particularidade da tragedia.

Enfim...

[ ]s

Anonymous said...

Acho que o problema e' que a discussao esta' indo aos extremos em ambos os lados. Ou a culpa e' toda de fulano, ou entao ninguem deveria se responsabilizar por nada. E' logico que ambos sabemos que as coisas nao sao bem assim, certo? Assim como existe o finger-pointing tb existe o pass-the-buck. Escrever algo mais balanceado nao seria ja' diferente?

[]s