Friday, September 10, 2004



Sexta, 10 de setembro, 2004

   Agora vai

Alguém ai está surpreso???

"PT faz pacto com Maluf para atacar Serra
KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT fechou um pacto com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) para que ele poupe a prefeita petista Marta Suplicy e ataque mais o tucano José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
A Folha apurou que o acordo, que vinha sendo costurado havia mais de um mês entre aliados do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o próprio Maluf, foi selado na semana passada. Em troca dos petardos contra Serra, que começaram no programa de TV de anteontem de Maluf, o ex-prefeito seria protegido dentro dos limites legais na CPI do Banestado.
O relator da CPI, o deputado federal José Mentor (PT-SP), discutiu com Dirceu uma atuação pró-Maluf no Congresso dentro dos limites políticos e legais. Ex-vereador no tempo em que Maluf foi prefeito de São Paulo, Mentor tem documentação sobre recursos da família do ex-prefeito no exterior.
No final de junho, a recusa de Mentor de convocar Maluf para depor sobre remessas de dólares ao exterior causou mal-estar entre os integrantes da CPI. Apesar dos quilos de papéis bancários enviados pela Suíça ao país, Mentor afirmou que não via elementos que justificassem a convocação.
Antigo aliado de Dirceu, Mentor ouviu do ministro que um entendimento com Maluf interessava ao PT. A disposição de ajuda no Congresso foi levada ao conhecimento do ex-prefeito, segundo apurou a Folha. Após resistir, Maluf fechou o acordo na semana passada porque, pelas pesquisas eleitorais, já concluiu que estará fora do segundo turno.
No fim do mês passado, quando pesquisa Datafolha mostrou Maluf com 16% das intenções de voto, o PT reforçou as articulações secretas. Nesse levantamento, Marta alcançou 34%, e Serra, 30%, polarizando a disputa.
Nesse contexto, o ex-prefeito deseja vender a única coisa que interessaria ao PT -reforçar o fogo cerrado contra Serra, numa tentativa de evitar que o tucano chegue ao segundo turno numa situação de vantagem.

Etapas
O acordo com Maluf teve várias etapas. Houve um momento, no qual Marta apareceu em terceiro lugar nas pesquisas, em que ele se afastou do PT. Tinha plano de criar um personagem da Argentina no horário eleitoral, numa alusão ao marido da prefeita, o franco-argentino Luis Favre. O personagem apareceria como muito influente junto à prefeita.
Depois, a recuperação de Marta levou o partido a crer que ela poderia vencer no primeiro turno se Maluf viesse a renunciar. Havia discurso pronto. Um apelo familiar para renunciar, alegando que não podia mais sacrificar mulher, filhos e netos por conta de uma campanha difamatória sobre dinheiro seu no exterior. Como o Datafolha mostrou que a maioria dos eleitores de Maluf (69%) optaria por Serra no segundo turno, o PT descartou a renúncia."

No comments: