Friday, January 26, 2007

125 Mil anos em 100. Or not.

Check this out:

Mares poderão subir por mais mil anos

Interesting things you learn(kind of) from this:

- O relatório projeta um aumento de temperatura entre 2C a 4,5C a mais do que os níveis registrados antes da Era Pré-Industrial. (Percebam bem a linguagem) A estimativa mais certeira fala em um aumento médio de 3C, assumindo que níveis de dióxido de carbono se estabilizem 45% acima da taxa atual. Essa estimativa é mais precisa do que a anterior, divulgada em 2001. O último intervalo oficial começava em 1,4C e terminava em 5,8C.(Talk about interval of confidence)

- Teremos mais secas e chuvas (?)

- A elevação do mar ficará entre 28 cm e 43 cm. No relatório anterior do IPCC, de 2001, as alterações apontadas eram de 9 cm a 88 cm. (Talk about interval of confidence)

- Durante o século 20, o aumento do nível médio do mar ficou em 17 cm. (E pelo que eu saiba durante grande parte desse período as temperaturas caíram, certo?)

- O relatório afirma que é "muito provável" (até 90% de chance) que as atividades humanas, lideradas pela queima de combustível fóssil, estejam fazendo a atmosfera esquentar desde meados do século 20. O relatório de 2001 dizia que essa ligação era "provável" (66% de chances ou mais). (Percebam como ninguém tenta nem mesmo estimar quanto a atividade humana realmente aumentou a temperatura).

- Estabilizar os níveis de dióxido de carbono poderá aumentar as temperaturas futuras em 0,5C, principalmente entre 2100 e 2200. Em 2300, isso elevaria o nível do mar de 30 cm a 80 cm em relação a hoje. Depois disso, então, ambas as taxas começarão a cair. (HOW IN THE WORLD CAN THEY CALCULATE THAT?)

- O nível do mar já esteve de 4 m a 6 m mais alto quando as temperaturas estavam 3C mais quentes, há 125 mil anos. (Para onde foi todo o dióxido de carbono que causou esse aumento? Hmm...)