Wednesday, May 12, 2004



Quarta, 12 de Maio, 2004

  Liberdade e o cabresto ideológico


Se engana quem pensa que essa atitude ditatorial do nosso presidente é um caso isolado.

Eu acredito que tudo começou alguns meses atrás, quando decidiram impor a identificação das digitais dos americanos.

O tempo mostrou que os EUA não estavam descriminando o Brasil, e sim implementando um sistema de identificação geral. Atualmente, pessoas de qualquer país passam pelo processo de deixar as digitais. Se o sistema é bom ou ruim pouco importa, mas o fato é que não existe descriminação. Já o Brasil estava claramente agindo de forma vingativa, tentando conseguir por força o que não conseguiu através da diplomacia. Não conseguiu coisa nenhuma, e continua sendo o único país do mundo a ter um procedimento tão fora do comum para um povo específicamente.

O cancelamento do visto do reporter do NY Times é uma extensão dessa ideologia. Esse governo brasileiro acredita que pode controlar tudo, inclusive a imprensa. Obviamente os EUA são o principal alvo. Econômicamente, politicamente, diplomaticamente e principalmente ideológicamente, o governo Lula quer fazer o possível para antagonizar.

Seja com uma aliança furada com o Chavez, seja mandando dinheiro para o velho amigo Fidel, seja como for.

Qual o objetivo de tudo isso? Sinceramente não sei. A maioria das análises apontam para pura burrice e incompetência. Bem possível. Outros apontam para uma preparação de algo maior.

Eu duvido. Mas não posso deixar de admitir que tenho medo.

No comments: