Friday, July 02, 2004



Sexta, 2 de Julho, 2004

  Eleições na Indonésia

Depois de mais de 30 anos de ditadura militar, tudo que o povo da Indonésia deveria querer é distancia total do pessoal dos quartéis, correto?

Ah, se fosse tão simples. O candidato favorito para as eleições diretas que acontecem na próxima segunda é ninguém menos do que o ex-general Susilo Bambang Yudhoyono, 54, mais conhecido como SBY.

De acordo com o cientista político William Liddle, "Parte do problema na Indonésia é a história recente de fraca liderança civil. A ameaça à democracia não vem de generais aposentados, e sim dos membros da ativa que usam problemas como separatismo, tensões étnicas locais e religiosas para se involver e dizer 'Nós precisamos salvar o povo dele mesmo.' SBY pode ser a personalidade que consiga por esse pessoal no lugar deles".

Outra explicação que ouvi hoje na NPR foi que "Ele (SBY) representa a escolha de um mal menor, necessário para evitar a desintegração da frágil democracia. As pessoas querem alguém que imponha respeito e restabeleca a ordem no país, especialmente lutando contra a corrupção e o desemprego."

Falando de corrupção, o artigo do USA Today menciona que "But Indonesian voters are far less concerned about terrorism than corruption, chronic unemployment and the high price of basic commodities. Transparency International, a German-based corruption watchdog, last year rated Indonesia the tenth most corrupt country out of 138 surveyed."

Hummm... Isso me lembra um outro país. Será que a nossa salvação também virá de generais aposentados? Oh boy.

No comments: