Friday, July 23, 2004



Sexta, 23 de Julho, 2004

  O paradigma dos paradigmas

A questão atual dos juros altos é o problema complexo mais simples de toda nossa história.

Parece simplificação, mas não é. A resposta ao problema ja existe e é conhecida por todos. Aparece sempre aqui e ali, envolvida pelo blablabla de sempre, mas quase ninguém percebe. Um bom exemplo é esse texto do Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ministro das Comunicações (governo FHC). Vejam esse trecho aqui:

"Ano a ano a dimensão dos juros pagos, em relação aos chamados gastos sociais, cresce de maneira significativa. Por outro lado, a necessidade de garantir a solvência da dívida pública obriga o governo a realizar superávits primários de grandes proporções. Como não há condições políticas para atuar do lado das despesas e dos gastos sociais, resta a saída do aumento dos impostos e das contribuições sociais. Com uma carga fiscal da ordem de 40%, na sua maioria impostos indiretos, fica muito difícil manter o crescimento sustentado da economia."

Isto é basicamente tudo que se precisa saber sobre o problema em questão.

Temos gastos que não são questionados, e que são comprovadamente maiores do que o Estado pode suportar. Justamente por isso precisamos de empréstimos! Porém, por "falta de condições políticas" esses gastos não são mudados. Ao mesmo tempo, aumenta-se os impostos na tentativa de conseguir mais dinheiro para cubrir o rombo da conta corrente e convencer os bancos a emprestar cada vez mais dinheiro.

Pior, como a receita dos impostos nunca é suficiente, algumas despesas ficam de lado de qualquer forma. Mas quais? Quem decide quais são essas que ficam de lado? Não é nehuma lei do congresso, nenhum tipo de instrumento oficial. É a velha lei do "foda-se"! Obviamente, salários de políticos são pagos, propagandas na TV continuam, e sobra para os gastos "sem padrinho", como construção de escolas, novos hospitais, etc, ficarem informalmente de lado.

Diante dessa loucura toda, por que diabos então não temos "condições políticas"???

A resposta é óbvia. Os que controlam os gastos são os mesmos que lucram desproporcionalmente com o sistema atual. Políticos apartidários e seus conchavos que propagam o ciclo de corrupção. E para justificar tudo isso, criaram esse incrível paradigma de que o problema são os juros!

E o mais inacreditável de tudo isso é que o povão cai direitinho! Povão no sentido amplo da palavra. Sim, porque os nossos intelectuais, cegos por suas ideologias, seguem inconscientemente a mesma ladainha. Não querem mudar os 'compromissos sociais' da nossa legislação grotesca e acham que a culpa está nos bancos.

Realmente acho que estamos perto de um limite. Será que voltaremos no tempo e começaremos a imprimir dinheiro novamente para cubrir a conta? Ou quem sabe vamos resolver de uma vez por todas dar o cano nos bancos e deixar a bomba explodir de vez?

Será que só no caos teremos condições políticas necessárias para entender o problema e fazer algo de verdade?

No comments: