Monday, December 27, 2004



Segunda, 27 de dezembro, 2004

Intelligent design

O distrito de Dover na Pennsylvania será o primeiro a incluir a "teoria do design inteligente" no currículo de biologia das escolas de segundo grau. Essa experiência está gerando muito barulho porquê alguns consideram que o ensino da mesma viola a separação do Estado e Igreja definida na constituição americana.

Pelo que eu lí sobre essa tal teoria, não vejo motivo para tanta revolta. Afinal, nenhum Deus ou religião específica é usada como explicação para criação do universo. A teoria simplesmente diz que o universo é complexo demais para ter sido criado ao acaso, e que os evolucionistas não conseguem provar o contrário. Enfim, um argumento que merece ao menos ser conhecido e debatido.

Me parece que esse é mais um caso aonde o medo da religião está falando mais alto que a lógica. Na verdade, parece que a confiança desses intelectuais no discernimento dos alunos é tão pequena que a única maneira que eles vêem para que não tenhamos um exército de jovens cegos pela religião é a total exclusão de qualquer assunto relacionado ao tema nas escolas.

E isto não é separação de Estado e Igreja. É censura.

No comments: