Tuesday, December 14, 2004



Terça, 14 de dezembro, 2004

Preciso de um rótulo

Depois de ler sobre esse filósofo ateu que concluiu que deus Existe (via LLL), descobri um novo "problema": Eu não me encaixo em nenhuma visão filosófica ou teológica no que diz respeito a Deus.

Achava que eu era agnóstico. Afinal, eu considero a existência de Deus simplesmente inacessível e incomprovável. Porém, por motivos totalmente pessoais e subjetivos (o que me exclui dos deístas), acho que um Deus existe (tchau ateísmo). Pelo que lí recentemente, os agnósticos são totalmente contra qualquer tipo de opinião subjetiva sobre essa questão. Algo que não faz o menor sentido, mas isso já é outro problema. Me chutaram para fora do grupinho agnóstico e that's it.

Voltando a minha situação, essa suposta existência de Deus não muda nada meu dia a dia. Não acredito que esse Deus fique nos espiando e micro-managing. Tudo que eu faço ou deixo de fazer é baseado na minha própria consciência. Talvez esse Deus concorde com as coisas que fiz e faço, talvez não. Talvez o esquema todo seja completamente fora da nossa compreensão e nada do que fazemos por aqui importe. Pode-se dizer então, que eu não tenho "fé" per se, o que me exclui de toda e qualquer religião existente.

Afinal, o que sou eu?

No comments: