Monday, April 19, 2004



Segunda, 19 de Abril, 2004

  Howard Stern




Howard Stern é de longe a maior personalidade do rádio americano. Ele gosta de ser chamado de 'King of all media', e não chega a ser um exagero. Além do rádio, escreveu um livro, que depois se tornou um filme, produziu uma sitcom, tem seu show de radio exibido na tv toda noite, já foi candidato a governador pelo partido liberal em 94, e seu web site tem milhões de visitantes.

Mas a sua principal atividade continua sendo o rádio. Howard Stern inventou um estilo, e ficou famoso por falar o que pensa. O chamado "Shock Radio". Ele fala sobre sexo (em detalhes), sobre drogas, fala sobre suas filhas, seu divórcio, qualquer coisa que seja considerada controversa e que atraia ouvintes.

O FCC (equivalente ao ministerio das comunicações) sempre teve uma relação problemática com isso tudo. Na década de 90 o multou algumas vezes, mas na prática não conseguiu mudar muito a atitude de Stern. Nos últimos tempos a disputa andava quieta, numa espécie de empate técnico. Mas então veio o 'booby incident' de Janet Jackson, e tudo pegou fogo novamente.

Primeiro, o FCC conseguiu que a Clear Channel, uma das maiores empresas de mídia do mundo, tirasse o show de Stern de suas rádios. Foram 6 afiliadas que deixaram de transmitir o programa, e uma multa de meio milhão de dólares. Agora, o FCC ameaça multar a Infinity Broadcasting (dona do show) em 1.5 milhões. Pior ainda, o FCC quer mudar a regra e começar a multar os DJs e não somente as rádios aonde trabalham. Isso basicamente acabaria com shows como o de Stern.

A partir disso tudo, Howard Stern decidiu que ia contra-atacar. Os alvos são Bush e o FCC, principalmente o seu chairman Michael K. Powell (filho de Collin Powell). Diariamente Stern traz convidados, e fala o que pode e o que não pode sobre o governo Bush. Faz campanha aberta à favor de Kerry, e declara que os EUA estão vivendo uma "guerra cultural".

Howard Stern diz que a constituição defende seu direito de dizer o que bem entender, o que não é bem o caso. O FCC tem todo o direito de controlar as ondas de rádio públicas. Porém, as regras desse controle não são claras, e o FCC está multando Stern por coisas ditas em programas transmitidos anos atrás. Apesar de ter razão, o FCC parece abusar do seu poder e talvez tentar fazer de Howard Stern um exemplo.

Se essa campanha de Stern vai conseguir mudar algo no FCC ou não, é dificil saber. Mas que seus milhões de ouvintes podem ter impacto na eleição, isso eu não duvido.

Por bem ou por mal, esse é mais um inimigo (poderoso) que Bush coleciona. Quantos mais até que a eleição esteja perdida? Acho que não muitos.