Saturday, August 14, 2004



Segunda, 16 de agosto, 2004

  Pão e circo

Agora sim, ninguém nos segura. O Lance matou a charada. O que faltava era dar um jeitinho na contagem de medalhas. Afinal, devem ter sido os malditos americanos que inventaram essa história de medalha de ouro valer mais que a de prata e bronze!

Falando sério, acho engraçado quando os brasileiros criticam o patriotismo americano. Não que os americanos não sejam exagerados, mas é bobagem achar que isso seja algo exclusivo deles.

Isso fica bem evidente nas olimpíadas. Uma vitória no vôlei, judô, iatismo, ou 400 metros rasos, é o suficiente para inflar o ego verde-amarelo. Pouco importa se os atletas nem treinam no Brasil, ou se 99% do povo nunca ouviu falar do atleta ou ao menos tenha assistido uma luta de judô antes. Nosso grupinho é o melhor, viva!

Irônicamente, esse 'sentimento olímpico' aqui nos EUA é bem menor. Os eventos esportivos internos recebem mais atenção, tanto que muitos atletas mais famosos não participam. E no geral, o esporte não tem esse aspecto redentor. É somente mais uma diversão, just entertainment.

Muitos acham esse tipo de nacionalismo esportivo saudável, enquanto viram os olhos quando assistem na TV os americanos com bandeirinha na mão, comemorando o 4 de julho. Me parece mais uma inversão de valores. Afinal, comemorar a qualidade de vida que o país proporciona aos seus cidadãos pode ser meio narcisista, mas é compreensível. Esse exagero na valorização do esporte que é meio estranho.

Enfim, o tempo passa, mas o velho pão e circo continua funcionando.

No comments: