Sunday, April 17, 2005



Domingo, 17 de abril, 2005

Moore's Top 5

Assisti Fahrenheit 9/11 ontem. Maldito Netflix deixou as coisas muito fáceis, e você acaba cometendo esse tipo de erro.

Eu já tinha lido sobre o festival de mentiras há muito tempo, mas ver aquela cara gorda e aquela voz de ator B frustrado foi mais irritante do que eu imaginava.

Aqui vai a minha lista das Top 5 mentiras mais descaradas (ou veja todas as 59 mentiras aqui, ou ainda uma tradução de várias delas aqui):

5: A manipulação sobre as férias do Bush. O filme diz que ele passou 43% do tempo sem trabalhar. Tirando os fins de semana e os dias que ele trabalhou no rancho dele no Texas, o numero real é 13%.

4: Bush não apoia os soldados. Moore diz que Bush "tentou cortar os salários de soldados em 33%". O que realmente foi proposto foi a não renovação de um bônus de $75 dolares dado aos soldados que já recebiam um bônus de "perigo eminente" de $150 dolares. Considerando que o salário de um soldado raso com 4 meses de experiência é de $27.000 o corte seria de no máximo 3%. Na verdade Bush aumentou os salários dos soldados 3.7% em 2003.

3: Oregon abandonado por Bush. O filme mostra que os State Troopers do Oregon tiveram cortes de fundos e diz que somente um guarda seria o responsável pela proteção de toda costa do Estado. Primeira mentira é culpar os cortes de fundos no governo federal. Esse dinheiro vem do Estado, que por sinal está numa crise fiscal por ser um dos mais dominados pelos democratas. Segunda mentira, não é responsabilidade dos State Troopers defender a costa. Quem cuida disso é a Guarda Costeira e a marinha. Na costa do Oregon e Washington, a Guarda Costeira tem 1287 funcionários na ativa, 459 na reserva, e 1600 auxiliares voluntários.

2: A clássica mentira sobre a eleição de 2000, que por incrível que pareca, ainda engana muita gente inteligente . O Moore diz no filme que "a recontagem de votos daria a vitória a Gore em todos os cenários". A verdade é que se a recontagem fosse feita apenas onde Gore a solicitou, a vitória seria de Bush. Se a recontagem fosse geral - o que Gore jamais solicitou - a vitória iria para Gore, se alguns critérios fossem seguidos, e para Bush, se os critérios fossem outros.

1: A guerra do Afeganistão e a construção de um gasoduto. Moore diz a guerra do Afeganistão tinha como objetivo abrir o caminho para que a Unocal construísse um gaseoduto. Primeiro, o projeto do gaseoduto era dos tempos do Clinton. Segundo, nunca saiu do papel. As imagens mostradas no filme não são de nenhum gaseoduto no Afeganistão. Uma sequência de mentiras relacionadas diz que Bush recebeu representantes do Talibã quando era governador do Texas, e que Hamid Karzai, atual presidente do Afeganistão, foi consultor da Unocal. Novamente, tudo falso. Os Talibãs visitaram a Unocal para conhecer aquele projeto de gasoduto do Clinton abandonado em Agosto de 98, e não existe prova alguma que Karzai trabalhou para a Unocal.

Enfim, esse tipo de mentira não é erro de pesquisa. É manipulação intencional. Como certas pessoas ainda levam essa cara à sério, eu sinceramente não sei.

No comments: