Monday, April 04, 2005



Segunda, 4 de abril, 2005

Iraque update

As reportagens sobre o Iraque andam diminuindo a cada dia por aqui. Considerando que raramente se falou sobre os dados positivos (com exceção da eleição, e sabe-se bem porquê) a falta de notícias é um bom sinal.

Resolvi dar uma pesquisada rápida, e descobri que março foi o mês com o terceiro menor número de mortes americanas. Morreram 40 soldados, comparado com 60 mortes em Fevereiro e 127 em Janeiro (o pior mês foi Novembro de 2004, com 141 mortes).

Isso não significa que os problemas acabaram, mas mostra uma mudança significativa na situação. O que era chamado de "resistência à ocupação" está diminuindo, e o que sobrou é uma tentativa de grupos minoritários (incluindo estrangeiros) de desestabilizar o governo democrático e iniciar uma guerra civil. Isso explica o porquê em março 440 Iraquianos morreram, sendo 240 civís e 200 policiais/militares iraquianos.

Mortes são mortes, e muitos dos civis sendo mortos são mulheres e crianças. Mas essa mudança de alvos tem um lado positivo. O principal risco à estabilidade iraquiana (na minha opinião, obviamente) seria a retirada prematura das tropas americanas. Isso acabaria sem dúvida numa guerra civil. Mas esses ataques contra os iraquianos nesse estágio atual significa que os terroristas estão desesperados. Com os americanos ainda fornecendo força militar, a população tem motivos para ajudar o governo oficial contra os terroristas. Fatores como esse fazem toda diferença.

O desespero dos terroristas é tão evidente que agora eles estão atacando em grupos maiores, algo que vai contra a tática mais eficaz de guerrilha de pequenos ataques com bombas de controle remoto.

Se o processo político continuar evoluindo e as tropas iraquianas continuarem sendo treinadas a situação pode ser estabilizada. E em pouco tempo.

No comments: