Wednesday, April 13, 2005



Quarta, 13 de abril, 2005

Republicanos vs Democratas

De todos os estereótipos criados nessa última eleição americana, o que me parecia mais absurdo era o de que os Democratas tinham mais votos da "elite" da população, i.e. intelectuais e gente bem sucedida do Nordeste e Costa Oeste, e que os Republicanos tinham os votos dos rednecks ("Nascar Republicans") e do bible-belt, a maioria gente pobre vinda do Sul.

Quatro pesquisadores do Departamento de estatística da Columbia University confirmaram essa minha suspeita nesse estudo (dica do ótimo Marginal Revolution). Apesar de termos os democratas vencendo nos estados mais ricos, os republicanos continuam tendo uma porcentagem de votos maior de pessoas mais ricas, e os democratas das mais pobres.

Anteriormente, um dos pesquisadores (David Park) já tinha postado no Statistical Modeling, Causal Inference, and Social Science que a distribuição individual de renda por partido não seguia os resultados dos estados:

Income %R %D
<$15K 36% 63%
$15-30K 41% 58%
$30-50K 48% 51%
$50-75K 55% 44%
$75-100K 53% 46%
$100-150K 56% 43%
$150-200K 57% 43%
>$200K 62% 37%

De acordo com o estudo, as diferencas não são grandes. Principalmente porque a grande maioria dos eleitores se concentra na faixa de 30k - 200k, aonde os numeros são bem próximos.

Obviamente, esses números podem ser usados de muitas maneiras. A renda do eleitor não é algo bom ou ruim per se para cada partido. Certos republicanos adoram se denominar "from the people" e dizer que a elite democrata não entende o povão americano. Do outro lado, certos democratas sempre disseram que representavam as minorias pobres, e que os republicanos eram os representantes das grandes corporações.

O que eu achei realmente irritante foi esse meme que os democratas lançaram, querendo justificar sua derrota numa grande conspiração de pessoas pobres e mal informadas.

E pior que um perdedor chorão, só um perdedor chorão mentiroso. Deviam pelo menos ter falado que foi uma conspiração de um bando de classe média/alta mal informados. Seria ao menos uma propaganda estatísticamente plausível.

No comments: