Monday, June 21, 2004



Segunda, 21 de Junho, 2004

  O absurdo das ideologias

Sempre achei um erro enorme seguir uma ideologia cegamente, seja ela qual for.

Acompanho o programa do Bill O'Reilly sempre que posso. Ele é um cara inteligente, e geralmente faz observações interessantes sobre diversos assuntos. Porém, já tinha criticado em outras ocasiões essa teoria dele que "os iraquianos não estão lutando". Ele continua insistindo, e agora o discurso todo chegou no limite do ridículo.

O problema é que quando um conservador como o O'Reilly fala uma bobagem como essa, lá vem os "ideológicamente opostos" dizendo que o problema não é o O'Reilly, e sim a "doutrina conservadora". E não pensem que são somente os de esquerda que compõe esse grupo... Os liberais "puros" se comportam da mesmíssima maneira.

Será que não é possivel que as pessoas analisem as coisas objetivamente? Eu discordo dessa "teoria" do O'Reilly simplesmente porque os fatos mostram que ele está errado. Eu acho ridículo que ele queira que os iraquianos sejam agradecidos aos EUA quando temos uma guerra urbana acontecendo. E mais, acho que está mais do que provado que grande parte dos iraquianos estão sim lutando pela implementação de um governo democrático, e o fato dos terroristas/radicais estarem atacando os centros de recrutamento e as novas tropas iraquianas é a prova mais evidente possível.

Será que isso me faz menos "conservador" do que antes? Sou então obrigado a concordar com o O'Reilly? Quem é que determina tudo isso by the way???

Assim como sou contra essa idéia fixa de certos liberais de que a guerra foi um erro porque todos os problemas do mundo poderiam ser sanados pacíficamente somente com o livre comércio. Pode até ser que teoricamente isso seja verdade, mas é históricamente impraticável e somente por isso deixa de ser uma alternativa. Será então que não sou liberal? Mesmo quando os fatos mostram que esse conceito simplesmente não funciona, tenho ficar quieto para ser aceito no "grupinho"? Tenho que jogar fora todos meus livros do Mises e Hayek???

É preciso muito cuidado para que a chamada "direita" não caia na mesma armadilha da esquerda. Isto é, querer forçar um mundo redondo num buraco ideológico quadrado. A grande vantagem do capitalismo, liberalismo, e até mesmo conservadorismo, sempre foi a capacidade de analisar os conceitos básicos do ser humano e aprender empiricamente com os mesmos. Mudar essa atitude é um grande passo rumo a alienação.

No comments: