Tuesday, June 29, 2004



Terça, 29 de Junho, 2004

  O sucesso do Iraque mais perto

Muito interessante este artigo que compara a atual situação do Iraque com a invasão britânica do começo do século XX.

Na época o Iraque era parte do Império Otomano, e as tropas inglesas levaram 4 anos (1914-1918) para derrotar o exército do Sultão Mehmed V. A invasão foi um sucesso, mas o novo governo implementado acabou não funcionando e eventualmente levou a todo esse problema atual.

Jihads a parte, acho que a situação atual é muito mais favorável do que aquela de um século atrás. Apesar da rivalidade entre Xiitas, Sunitas e Curdos continuar evidente, os EUA estão fazendo mais para incluir os 3 grupos, e o povo iraquiano está reagindo.

Por exemplo, acho que a desistência do al-Sadr foi crucial, apesar de claramente subestimada pela imprensa no geral.

A composição do novo governo temporário também foi acertada na minha opinião. O fato do novo Primeiro Ministro Iyad Allawi ser um xiita é sem dúvida relevante. Apesar das clássicas acusações de ser um agente da CIA, o valor simbólico de representar o grupo mais populoso e radical existe. Assim como o fato do Presidente Ghazi Yawer ser Sunita também é importante.

Mas no fim das contas, a maior diferença entre a tentativa inglesa no passado e a atual americana é o objetivo da democracia. E esse objetivo continua no horizonte.

A transferência de poder atual é um importante passo intermediário, mais direcionado a melhorar a segurança, principalmente no que diz respeito a deixar as tropas americanas no "background".

A prova de fogo será mesmo em Janeiro. Se a eleição acontecer com sucesso, teremos dado o maior passo na direção de um Oriente Médio estável da nossa história moderna.

No comments: