Tuesday, October 03, 2006

It does get worse

Comunista de 25 anos tem a maior votação para deputada federal no Rio Grande do Sul

"Usando como bordão o cumprimento ''e aí, beleza?", a vereadora Manuela D'Ávila (PC do B), de Porto Alegre, foi a candidata a deputada federal mais votada no Rio Grande do Sul, atingindo a marca de 271.683 votos.

Se em 2004 ela surpreendeu ao ser eleita vereadora, em 2006 surpreendeu mais ainda pelo alto número de votos conquistados.

Jornalista, militante da política estudantil, Manuela, 25, manteve o discurso próximo dos
estudantes. Vem daí sua expressiva votação, que no próprio PC do B é atribuída ao contato fácil com a juventude, de quem se credenciou como representante. "E aí, beleza?" é o nome do blog dela e seu bordão na propaganda eleitoral.

''Votei nela porque é bonita, sincera e passa coisas boas. Se eu não votasse nela, minha filha não me perdoaria. Não conheço nenhum estudante que não tenha votado nela", disse a estudante do ensino básico Ingrid Betancourt, 31, que tem uma filha de 10 anos.

A deputada eleita, porém, procura relativizar esse perfil, referindo-se ao seu eleitorado como mais plural. ''Foi a vitória de muitas mãos, de muitos homens e muitas mulheres que acreditaram que é possível construir política de maneira séria, sem transformar a política em algo distante das pessoas, que é possível política com alegria. Muitos juntos podemos mudar este país", disse ela.

Manuela, que mora com o namorado, definiu sua primeira missão como deputada federal eleita: ajudar a reeleger os petistas Luiz Inácio Lula da Silva como presidente e Olívio Dutra como governador --o PC do B está coligado com o PT.

Ela critica a cláusula de barreira, que fixa um desempenho mínimo nacional dos partidos nas eleições. ''Não vamos nos submeter a essa cláusula antidemocrática. Nos 84 anos de história do PC do B, 61 foram na clandestinidade real. A semi-clandestinidade da cláusula não nos assusta. Assusta muito aos partidos que não têm políticas sólidas", disse ela.

''Esse é o meu partido, é o lado em que estou, que meus eleitores escolheram. Não vamos abrir mão do que acreditamos."