Monday, October 02, 2006

That is why I don't care anymore - Final part

Inácio Arruda é primeiro senador comunista no país desde Prestes.

Best parts: (bold and laughter added)

"RIO DE JANEIRO (Reuters) - O servidor público e eletrotécnico Inácio Arruda, 49 anos, tornou-se o primeiro senador comunista eleito no Brasil desde Luis Carlos Prestes, o lendário "Cavaleiro da Esperança", que exerceu mandato em 1946, na redemocratização do pós-guerra.
...

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao qual Arruda é filiado, já possui um senador, Leomar Quintanilha, mas ele foi eleito pelo PMDB e depois transferiu-se para o partido comunista.

Integrante do Comitê Central do PCdoB, dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ao qual pertenceu Prestes, Arruda leva para o Senado a preocupação com a sua terra, o Ceará, em particular, e com o Nordeste, em geral.
...

Como todo partido comunista, o PCdoB de Arruda tem o socialismo como meta, e uma de suas tarefas será lutar por esta bandeira pela via democrática. (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!)

"Não existe modelo pronto para o socialismo. Cada nação vai vivendo a sua experiência", disse Arruda. "As forças conservadoras brasileiras sempre procuraram travar o projeto de desenvolvimento do Brasil pela violência. E o processo democrático sempre foi retomado pela população nas ruas, com apoio dos setores de esquerda."

E qual o papel de um partido comunista na democracia formal multipartidária?

"A radicalidade possível", respondeu de pronto. "O PCdoB nessa fase de retomada da vida democrática brasileira tem atuado com grande amplitude. Só foi possível elegermos um senador no Ceará com uma ampla aliança política. Radicalidade nesse momento é unir forças políticas para ter um projeto de Brasil", defendeu Arruda, traçando o perfil do PCdoB, que chegou a ser um dos poucos partidos no mundo a seguir a linha albanesa ortodoxa de Enver Hoxa.


Arruda lutou pela legalidade do PCdoB, um dos partidos proscritos durante o regime militar no Brasil. O PCdoB surgiu da cisão com o PCB, provocada pelo relatório de Nikita Kruschev, durante o 20o Congresso do Partido Comunista Soviético, em 1956, denunciando o culto à personalidade e os crimes políticos de Josef Stálin.

Um grupo de dirigentes que considerava o PC soviético revisionista rompeu com o PCB e deu origem ao PCdoB, em 1962, "para lutar contra o oportunismo de direita". O PCdoB alinhou-se inicialmente ao PC Chinês e mais tarde à Albânia.

Durante o regime militar no Brasil, o PCdoB aderiu à luta armada e, em 1972, montou um foco guerrilheiro na região do Araguaia, no sul do Pará, dizimado pelas Forças Armadas três anos depois. Dentre os guerrilheiros do Araguaia estava o ex-presidente do PT José Genoino, afastado do cargo após a crise do mensalão e agora reeleito deputado federal.

O PCdoB voltou à legalidade em 1985, ano em que apoiou a candidatura indireta de Tancredo Neves à Presidência da República. Desde a primeira eleição direta no Brasil, após a redemocratização, o PCdoB é aliado do PT nas eleições presidenciais.
...

Inácio Arruda exerce mandatos desde 1988, quando elegeu-se vereador em Fortaleza. Depois foi eleito deputado estadual em 1990 e deputado federal em 1994, reelegendo-se sucessivamente até 2002.
"