Friday, December 10, 2004



Sexta, 10 de dezembro, 2004

Brasil para principiantes

"NELSON MOTTA para Folha de SP

RIO DE JANEIRO - No Brasil, empresários nunca estão preocupados em ter lucros, mas em "gerar empregos".
Aqui os partidos políticos não querem cargos e vantagens, mas apenas "garantir a governabilidade".
Há sem-terra, com-casa e com-carro. E clientes do Bolsa-Escola que não vão às aulas.
Aqui, a Igreja Católica se mete em tudo, divórcio, aborto, gays, Aids e sexo e até promove plebiscito para "o povo" escolher se devemos pagar ou não a dívida externa, mas, se evangélicos também falam em nome de Deus, logo gritam para não misturar política e religião.
Um pastor-deputado carioca propôs uma lei para usar dinheiro público na "recuperação" de gays arrependidos.
Aqui as indenizações às vitimas da ditadura são pagas pelos impostos dos que a sofreram, não dos que perseguiram, torturaram e mataram.
Em compensação, os pagadores de impostos são chamados de "contribuintes", quase como se fosse facultativo. O senhor poderia contribuir? Liga no mês que vem, minha filha.
Nesta terra abençoada, o jogo do bicho e os cassinos são proibidos e todos os outros -quase todos bancados pelo Estado- liberados.
Aqui, um governo de esquerda, sério e honesto, implora para se aliar a Jader Barbalho, Orestes Quércia, Newton Cardoso, ACM, Paulo Maluf e Joaquim Roriz.
Neste rincão, políticos ficam indignados quando não são previamente avisados de ações da Polícia Federal.
É aqui que, depois reeleito triunfalmente, o prefeito Cesar Maia deu uma banana ao eleitorado e apresentou Otávio não-sei-o-quê como futuro prefeito do Rio.
Aqui acusaram Tom Jobim de americanizado, de vendido a Tio Sam, de cantar para o imperialismo ianque. E ele disse aos invejosos e ressentidos que no Brasil sucesso é ofensa pessoal.
Tudo faz sentido, já que no Brasil traficantes cheiram, policiais assaltam e prostitutas gozam."

No comments: