Friday, April 09, 2004

Monday Morning Quarterback



Segunda, 5 de Abril, 2004

  Monday Morning Quarterback


Monday Morning Quarterback é a expressão usada por aqui para descrever aquelas pessoas que adoram opinar sobre fatos que já aconteceram. Um comercial de TV da NFL (liga de futebol americano) mostra bem como funciona eesse tipo de gente: Brett Favre (aquele jogador de futebol que aparece no filme There's something about Mary) anda pela cidade com seu uniforme de futebol, e cada vez que passa por alguém enfrentando algum problema, ele mostra com um sorriso no rosto, como seria fácil corrigir o erro que essas pessoas cometeram. Para a mulher que derrubou as compras porque o saco do supermercado estourou, ele diz "eu teria colocado dois sacos", para os pedreiros que estouraram um cano de água, ele diz "eu teria consultado a planta da cidade", e por ai vai.

Quando eu li essa declaração da comissão que investiga o 9/11 de que "provavelmente os ataques poderiam ser prevenidos" eu lembrei na hora desse comercial.

Eu achava essa investigação sobre 9/11 boa em princípio, mas cada vez mais acho difícil não ver um aspecto eleitoral em tudo isso. Primeiro a história do Clarke, depois a polêmica sobre o discurso do pessoal de Bush, e agora mais essa.

O mais irreal dessa coisa toda é a falta de consideração sobre a realidade da época "pré-9/11". Já pensaram o que aconteceria se o Bush ou mesmo o Clinton tivesse atacado o Afeganistão antes de 9/11? Já imaginaram o tamanho do blá-blá-blá internacional? Sem contar que duvido muito que o próprio congresso americano fosse aprovar tal coisa.

Eu comentei outro dia que as teorias de conspiração pecam pela falta de bom senso. Essa investigação sobre o 9/11 começa a parecer cada vez mais uma teoria de conspiração às avessas. "Se" isso tivesse sido feito, e "se" tal pessoa não tivesse entrado no país, e "se" soubessemos do que sabemos hoje, TALVEZ os ataques poderiam ter sido prevenidos...

Realmente é muito fácil ser um Monday Morning Quarterback. Afinal, eles estão sempre certos.