Tuesday, April 27, 2004



Terça, 27 de Abril, 2004

  Mais uma contradição





O que não nos falta aqui nos EUA é uma contradição.

Todos sabem que por trás da prosperidade do pais está a liberdade do capitalismo. Diferente da Europa e Japão, aqui os empregados e empregadores tem poucas garantias mas muitas escolhas.

Desde que se comecou a falar da tal "recuperação sem empregos" da economia, o vilão da história voltou a ser o "Outsourcing", a exportação de empregos. Lou Dobbs é um conhecido analista da CNN, e é talvez o que leva mais longe essa discussão. Ele passa grande parte do seu programa falando exclusivamente sobre isso, e chega no ponto absurdo de fazer uma "lista negra" de empresas que "preferem exportar seus empregos e não contratar americanos", como se de alguma maneira isso fosse anti-americano!

Teoricamente toda essa briga é um absurdo. A exportação de empregos é parte crucial da globalização, e os EUA deveriam ser os primeiros a defender o processo. Mas lidar com desemprego nunca é fácil, mesmo quando a taxa é percentualmente pequena (menos de 6% comparado com uma média de 20% na Europa e Japão).

Não existem números que provem que os EUA estão perdendo empregos no geral. Aliás, esse artigo do Economist prova exatamente o contrário.

Isso não é nada novo. Na década de 80 a "ameaça japonesa" assustava todos, e criou-se um movimento nacionalista para tentar reverter a vantagem das montadoras japonesas. Logicamente não deu certo. Quando o governo colocava um novo imposto de 20% nos importados japoneses, as montadoras americanas aumentavam seu preco junto.

Acredito que a maior ameaça para economia mundial atualmente seria o aumento do protecionismo americano. Felizmente, tanto Bush quanto Kerry parecem entender isso. Nenhum dos dois é um grande defensor do mercado livre, mas pelo menos não são protecionistas declarados. Além disso, os empregos começaram a ser criados novamente e a retórica da "recuperação sem empregos" deve sair dos noticiários em breve.

Azar do Lou Dobbs. Sorte de todos nós.