Wednesday, September 08, 2004



Quarta, 8 de setembro, 2004

   Quase perdido

Os erros gigantescos que a campanha do Kerry fez até aqui quase que comprometeram totalmente as chances democratas. E olha que a situação não é nada favorável aos republicanos: a economia continua mais ou menos, o Iraque continua um grande problema, e a tendência é que tudo continue na mesma até Novembro.

Mas o Kerry está conseguindo jogar à favor do Bush. Toda essa estratégia de focar no Vietnã foi uma das maiores falhas dos últimos tempos. O povo americano nunca perdoou os ativistas anti-guerra mais radicais, como a Jane Fonda. E o Kerry conseguiu lembrar a todos que, apesar das suas medalhas, ele fez parte desse grupo. Complemente isso com as indecisões sobre o Iraque (inicialmente a favor da guerra, depois contra, depois a favor de novo, e agora contra de novo) e total falta de definição de propostas econômicas e sociais, e se percebe porque o Bush conseguiu esse pulo enorme nas pesquisas com uma convenção republicana que não teve nada, nadinha de especial.

E agora qual é o novo plano do pessoal democrata? Uma campanha para tentar provar que o Bush não compareceu todo o tempo necessário quando servia a guarda republicana. Um assunto que já foi mais que batido, e que ninguém deu a mínima.

Tirando algum acontecimento fora do comum, a única incógnita até a eleição são os debates. Se Bush for razoável, e Kerry não for brilhante, vai dar Bush.

Como mostra essa pesquisa do Gallup, as chances do desafiante estão cada vez menores: somente 2 das últimas 17 eleições tiveram uma reviravolta como a que o Kerry precisa.

No comments: