Quinta, 16 de setembro, 2004
Chávez e Putin
Enquanto o mundo se preocupa com o Bush, duas importantes democracias acabam aos poucos na frente de todos.
Na Venezuela, o populismo de esquerda mais uma vez mostra que não consegue ficar longe do autoritarismo. Com a ajuda de muitos, e usando a democracia contra ela mesma, Chávez vai retrocedendo a passos largos. Na capa da Folha de hoje, o Lula está lá bonitinho conversando com o 'el Presidente'. Talvez discutindo mais um empréstimo brasileiro, ou uma nova remessa de barrís de petróleo, vai saber.
Do outro lado, o caso da Rússia mostra a hipocrisia da tal 'comunidade internacional'. Putin já esmagava a Tchetchênia há tempos, e a ONU ficou sempre quietinha. Os Tchetchênos agora também perderam qualquer razão com o ataque covarde e brutal em Beslan. E em nenhum momento tivemos nenhuma manifestação nas ruas para pedir o fim do imperialismo (esse de verdade) Russo, ou alguma ação da ONU para resolver a situação. Os 'pacifistas' oficiais e amadores deviam estar ocupados demais olhando para Israel e o Iraque.
Afinal, certos problemas são complicados demais. É sempre mais fácil continuar achando que Bush é o culpado pelas desgraças do mundo e ficar por isso mesmo.
No comments:
Post a Comment