Terça, 21 de setembro, 2004
Mídia vs Bush
Uma das coisas mais impressionantes sobre o atual cenário político americano é o total apoio da mídia aos democratas.
Três das quatro grandes redes de TV (ABC,CBS,NBC) são completamente anti-Bush. A menor delas, a FOX, é a única pró-Bush. Das TVs à cabo, a história é a mesma. MSNBC, CNBC e CNN são claramente anti-Bush, e a FOX News é a exceção.
Mesmo a parte da mídia que não lida com notícias, como HBO e os grandes estúdios de Hollywood, são claramente pró-democratas. Aliás, os artistas de Hollywood são um dos grupos mais ativos pelas campanhas do Kerry.
Nos jornais, a situação é pior ainda. Dos maiores jornais, todos são claramente anti-Bush (USA Today, NY Times, LA Times, Washington Post) e o único contrário é o Wall Street Journal.
No rádio as opções são mais equilibradas, entre a rede da NPR (democrata) e os programas independentes de comentários (maioria republicano). Mas o rádio é sem dúvida o meio que menos influi na opinião pública atual.
Essa última "mancada" da CBS é só um exemplo de quão perigoso esse problema é. Eles aceitaram esses documentos falsos contra o Bush sem ao menos checar a fonte. E a falsificação é tão óbvia e absurda, que a influência ideológica é indiscutível.
Se a FOX fizesse algo do tipo, seria um caos. Aliás, a FOX é rotulada como "FAUX" News mesmo sem ter nennhum episódio desses no currículo.
A minha pergunta é a seguinte: Como as últimas eleições e as pesquisas atuais mostram, os EUA estão divididos 50/50 entre democratas e republicanos. Então como explicar essa diferenca tão absurda na mídia?
Eu sinceramente não sei.
No comments:
Post a Comment