Saturday, April 23, 2005



Sábado, 23 de abril, 2005

Irresponsabilidade Republicana

Essa semana, no dia 17 de Abril, foi comemorado o "Tax Freedom Day". Isto é, proporcionalmente, até esse dia tudo que foi ganho pelos trabalhadores foi para o governo. Daqui em diante, vai para quem trabalhou.

Já parece muito ter trabalhado até o meio de Abril para os outros, mas na verdade poderia ser muito pior. Vejam como o Tax Freedom Day mudou de ano a ano:


Se não fosse pelos tax cuts do Bush, ainda estaria trabalhando para o governo.

Porém, os Republicanos estão longe de serem responsáveis nos dois lados da equação. Os gastos continuam crescendo, não somente militares mas no geral. Pior ainda, o governo Bush está adotando enormes medidas populistas antes exclusivas dos democratas.

Um ótimo exemplo é a proposta do ASPIRE, ou America Saving for Personal Investment, Retirement, and Education.

Inspirado nas Baby Bonds do Blair, esse programa depositaria pelo menos 500 dolares numa poupança especial para cada criança nascida nos EUA. Além disso, o governo contribuiria com 1 dolar para cada dolar depositado até o limite de 500 por ano, até a criança completar 18 anos.

Na teoria parece uma ótima idéia. Na prática, serão 35 bilhões de dolares nos primeiros 10 anos de programa (mais detalhes no Marketplace do dia 21 de Abril).

Esse tipo de programa social é o que existe de mais perigoso. Depois de implantado, é um pesadelo de controlar gastos e quase impossível de se cancelar. Qualquer cidadão achará que tem o direito de receber $500 quando tem um filho, and that's it.

E daonde os Republicanos acham que virá esse dinheiro?

1 comment:

Anonymous said...

test 2