Thursday, April 28, 2005


Quinta, 28 de abril, 2005

Dados sobre a eleição de 2000

Cinco anos depois, e a choradeira continua. Se a minha natureza permitisse, eu pararia de responder essas mensagens Moorianas sobre "o roubo" de 2000. Mas não consigo.

Para pelo menos facilitar minha vida, resolvi listar nesse post um resumo da história e os links sobre a recontagem dos votos de 2000.

Resumo:
Depois do fim das eleições, foi formado um grupo particular chamado NORC. Os integrantes do NORC foram: The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, Tribune Publishing (Chicago Tribune, Los Angeles Times e vários outros), CNN, Associated Press, St. Petersburg Times e The Palm Beach Post.

Esse grupo teve como objetivo recontar os votos novamente (duas recontagens oficiais já haviam sido feitas) e confirmar se o resultado havia sido correto ou não. O grupo se reuniu na Flórida em Janeiro de 2001. Ficou em treinamento até Fevereiro, e realizou várias recontagens que duraram até Maio.

Os resultados mostram que a recontagem pedida por Gore e as recontagens pedidas pela Suprema Corte da Flórida (modelo 'simples' e 'complexo') continuariam mostrando Bush como vencedor.

Outros 6 tipos de recontagem foram feitas usando diversos parâmetros, como inclusão de votos de acordo com as regras de Palm Beach, votos duplicados, etc. Nesses cenários, Gore seria vencedor em 5. O único que ele não venceria é no "maior inclusividade de votos".

Como nenhum desses resultados foi idêntico, e considerando que o resultado oficial também não bate com nenhuma das recontagens, temos 12 diferentes possibilidades. Cada um dos candidatos seria vencedor em 6, e perdedor nas outras 6.

Em ordem de importância, isto é, considerando primeiro os resultados 'preferidos' pelas Suprema Cortes, Bush e Gore, o Bush venceria nos 4 primeiros (oficial, recontagem Gore, e 2 recontagens da Suprema Corte da Flórida).

Este é o PDF completo do estudo, incluindo a metodologia de recontagem e todos os possíveis cenários.

Estas são as reportagens dos principais jornais sobre a recontagem:

Washington Post: Florida Recounts Would Have Favored Bush
New York Times: EXAMINING THE VOTE: THE OVERVIEW; Study of Disputed Florida Ballots Finds Justices Did Not Cast the Deciding Vote
CNN: Florida recount study: Bush still wins

Enfim, quem acreditava nas teorias de conspiração vai provavelmente continuar acreditando. Mas esses são os dados.

4 comments:

camiseteria said...

Imagino como seria a resposta de um idiota da conspiração: "sim, sei. Mas você não respondeu o problema da cédula. Quem desenhou? E por que isso aconteceu logo no Estado do irmão de Bush?"

camiseteria said...

De qualquer forma, valeu pelas informações.

Anonymous said...

Então resumindo, Bush roubou mesmo? :-)

Anonymous said...

Eu nem sei qual seria a conspiracao da hora, mas devem existir muitas. Como diz o Dennis Miller, a grande conspiracao eh que nao existe conspiracao nenhuma! :-)