Sunday, April 02, 2006

Who Watches the Watcher?

É difícil comemorar essa zona toda armada pelo PT. Primeiro, porque tirar sarro desse pessoal que acreditava que um bando de ignorantes que nunca tiveram sucesso em aspecto nenhum da vida iam salvar o país é quase que cruel.

Segundo, e mais importante, porque o pior ainda pode estar por vir.

--x--

Corrupção existe em qualquer lugar. É uma das inúmeras consequências da centralização do poder. A solução para esse problema foi, e sempre será, a limitação desse poder.

Aqui nos EUA, essa questão é pelo menos compreendida e debatida, e o tamanho do Leviathan é de certa forma controlado.

É no fim das contas um problema simples, que o povo brasileiro resolveu ignorar (ou não entende) e consequentemente ainda nem comecou a debater.

--x--

Estou lendo On Classical Economics do Sowell, e uma das coisas que mais me chamou atenção foi o conflito ideológico dos economistas clássicos.

Diferentemente do que a lenda conta, Adam Smith e seus contemporâneos não eram um bando de defensores do status quo que queriam defletir a nova geração "pro social" capturada depois por Marx. A maioria deles buscava constantemente mecanismos capazes de modificar as injustiças sociais da época. Porém, eles eram honestos o suficiente para enxergar que essas intervenções estatais eram, na grande maioria das vezes, mais prejudiciais do que benéficas, e acabavam tendo que defender um governo pequeno (algo próximo de Laissez-faire) por pura obrigação intelectual.

Não é exagero dizer que, economicamente, o povo brasileiro está uns 3 séculos atrasado. E estamos pagando caro por isso.

6 comments:

Cláudio said...

Paulo, é verdade, esse atraso existe. E sabe o pior? Não é apenas na classe menos favorecida. É comum ver pessoas de classe média, que frequentam faculdade, etc. sem a menor noção de conceitos básicos como valor, oferta vs demanda, orçamento e trabalho. E para piorar, esse cenário não aparenta estar evoluindo.

Anonymous said...

Estou falando, vamos privatizar todas as estatais. Petrobras, BB, Caixa, saneamento.

Pelo menos vai diminuir o número de lucrativos cargos na mão dos governos.

Igor Taam said...

Pois é, Claudio. É uma metamorfose de estadão para estadão. A estatolatria é uma constante. Toda a ciência política, econômica e social brasileira gira em torno de acertar qual será o novo São Sebastião.

Anonymous said...

I have been following a site now for almost 2 years and I have found it to be both reliable and profitable. They post daily and their stock trades have been beating
the indexes easily.

Take a look at Wallstreetwinnersonline.com

RickJ

Anonymous said...

I have been following a site now for almost 2 years and I have found it to be both reliable and profitable. They post daily and their stock trades have been beating
the indexes easily.

Take a look at Wallstreetwinnersonline.com

RickJ

Anonymous said...

Otimismo tem limite, Paulo. Três séculos???? Na minha visão ainda se pensa como os portugas que começaram a assolar o país em 1500