Wednesday, June 07, 2006

Ah esses americanos racistas...

Pesquisa da AP-Ipsos sobre como certos paises vêem seus imigrantes:

Poll

7 comments:

Anonymous said...

Paulo, desse jeito vou começar a concordar com quem te chama de SSoB de direita. que europeus, em geral, tenham uma visão pior de seus imigrantes não me é estranho. possivelmente, eles até tenham razão quanto à falta de trabalho e efeito na sociedade, dado que, pelo que sabemos, as proteções governamentais incentivam os imigrantes a não fazer nada.

o problema todo nessa discussão é exatamente o tipo de tratamento dado pelo Estado a seus imigrantes, e o tipo de tratamento sugerido por seus legisladores. o problema é sugerir uma cerca na fronteira, tornar a imigração um crime e coisas desse tipo.

e sobre isso, a pesquisa não nos diz nada. talvez fosse interessante terem feito esta pesquisa especificamente entre políticos ligados ao legislativo de cada país.

Anonymous said...

Solon,
Eu nao fiz a pesquisa, somente achei interessante reportar. E nao acho que seja inutil. Existem 2 forcas em questao: a opiniao publica e a vontade politica de cada pais. A pesquisa mostra a diferenca na opiniao publica. Alem disso, cedo ou tarde as forcas politicas acabam refletindo a vontade publica.

Logico que mesmo dentro disso existem outros assuntos a serem discutidos. Aqui nos EUA, apesar da imensa distorcao da midia, a maioria das pessoas diferenca imigrantes legais e ilegais. A cerca e tudo mais que vem sido cogitado corrigiria o fluxo ilegal. Vale lembrar que junto com essas medidas outras estao sendo tomadas, como aumento de vistos.

[]s

Cláudio said...

A opinião pública sempre vai influenciar a decisão dos políticos, mesmo que estes não concordem com ela.

O resultado da pesquisa é interessante e pode fazer alguns políticos mais radicais mudarem de posição.

Anonymous said...

paulo: c'mon, mate. é óbvio que a pesquisa é interessante. mas com o título que deste ao post, nunca irás me convencer de que só achaste interessante postá-la.

até porque, convenhamos, a pesquisa não diz absolutamente nada sobre racismo ou falta de.

Anonymous said...

Como nao? Se os americanos fossem mesmo anti-imigracao (o que muitos chamam de racismo) a pesquisa mostraria. Ou nao?

Anonymous said...

A recent poll regarding Illeagle Aliens.

47% said that "there is a clear and present problem/danger and it's getting worse"

53% said " No hablo ingles"

Anonymous said...

desde quando ser anti-imigração é ser racista?