Wednesday, August 11, 2004



Quinta, 12 de agosto, 2004

  Opiniões sobre o Conselho de Jornalismo

Para finalizar, algumas opiniões pela imprensa sobre a possivel criação do Conselho de Jornalismo:

"O Conselho Federal de Jornalismo é um instrumento obviamente que procura o controle das mentes dos jornalistas, acovardar os jornalistas. Trata-se de um modelo no melhor estilo estalinista, de fazer inveja a Fidel Castro ou Pinochet."
Boris Casoy, apresentador do Jornal da Record em entrevista à JP.

"É inadmissível que a essa altura do processo de consolidação democrática o Brasil reabra uma discussão resolvida há séculos em nações onde os fundamentos da liberdade são tão firmes quanto os direitos dos seus cidadãos.
O ministro da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, já tinha dado o sinal ao externar seu entendimento de que informação e opinião boas são informação e opinião a favor.
Agora, ele volta à carga mais explícito: liberdade é valor definitivo, mas tem limite, define numa flagrante contradição que só evidencia o propósito de disfarçar sua verdadeira intenção, qual seja a de controlar o trânsito da informação.
Não admira, pois, a posição de Gushiken, bem como não surpreende a satisfação do ministro José Dirceu no manejo do assunto, dado seu apreço pelas liberdades expresso na identificação com o regime de Cuba e manifestações autoritárias de poder.
"
Dora Kramer - Jornal do Brasil

"A proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo é ditatorial, típica de países em que não há regime democrático. Historicamente, esse controle sempre foi feito a título de preservar o bem público, mas com nítido sentido de controlar a informação naquilo que desagrade ao poder público."
Ives Gandra da Silva Martins, em entrevista à JP.

"Não se trata de uma volta aos tempos do Dip do Estado Novo nem da censura do regime militar. Tanto o Dip como a censura dos diversos atos institucionais, de 1964 em diante, proibiam certos assuntos, na marra. Não se podia mencionar o nome de dom Hélder Câmara nem informar que havia um surto de meningite. E pronto.
O Conselho de Jornalismo agora proposto é mais nocivo, é letal. Procura ensinar, exercer uma didática para a qual não terá competência técnica nem mandato legal
."
Carlos Heitor Cony - Folha de SP

"Jornalistas não precisam ser protegidos pelo Executivo, ao contrário, precisam libertar-se das amarras do poder político. O exercício do jornalismo deve ser livre de constrangimentos e filiações suspeitas. Jornalistas precisam de proteção, sim, mas da proteção do Judiciário. Esta é a equação politicamente correta e moralmente defensável. E se há magistrados que subordinam seus interesses pessoais à cláusula pétrea da supremacia do direito de expressão sobre os demais direitos, estes magistrados precisam ser publicamente denunciados."
Alberto Dines - Observatório da Imprensa (dica do Homero)

"Toda essa conversa dissimulada, marota e calhorda sobre a proposta do governo encaminhada ao Congresso, de criação do Conselho Federal de Jornalismo, com funções definidas em três verbos - ''orientar, disciplinar e fiscalizar'' -, em marcha batida na cadência da ditadura, despojada dos seus adereços e arrancada a máscara transparente, pretende simplesmente instituir a censura à imprensa."
Villas-Bôas Corrêa - Jornal do Brasil

Será que eu exagerei mesmo na minha crítica inicial? E olha que eu deixei várias outras de fora, para evitar um post muito longo.

E será que alguém ainda acha que o tal CFJ representa mesmo os jornalistas?

E aonde está o amigo que disse que minha analogia com o comunismo foi "paranóia"???

No comments: