Friday, August 20, 2004



Sexta, 20 de agosto, 2004

  Só faltava mais essa

Depois ainda tem gente que reclama da imagem brasileira nos EUA...

"Morra, Bush, morra" de Gil reverbera lá fora
PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Correu mundo a notícia dos dizeres "morra, Bush, morra", exibidos em telão no show do ministro da Cultura do Brasil. A agência "Reuters" veiculou na terça-feira afirmação de Gilberto Gil de que não tinha conhecimento da presença da provocação em seu show.

"O ministro brasileiro da Cultura e cantor superstar Gilberto Gil não está pedindo a morte do presidente dos EUA, George W. Bush, como espectadores de seu show podem ter pensado", diz a nota da "Reuters".

O VJ Jodele Lacher, responsável com Spetto pelas projeções em tempo real do show "Eletracústico", confirma a versão. "O ministro não assistiu porque está muito concentrado na parte musical do show. Eu não queria deixá-lo em situação difícil nem provocar um incidente diplomático, achei que nem ia dar para ver direito", afirma.

Os dizeres apareceram repetidas vezes durante a canção "Soy Loco por Ti, América" (68), junto a imagens dos revolucionários Che Guevara e Pancho Villa. "Eu tinha essas imagens gravadas na Lapa, de camisetas de Bob Marley, Nirvana, entre elas essa do "morra, Bush, morra" e a do Bush com nariz de palhaço. Era um comentário, eu não sou antiamericano, sou antianti-americano", relata Lacher.

Segundo ele e a assessoria artística de Gil, o artista solicitou a exclusão da imagem assim que a percebeu, após a primeira apresentação (sexta passada), e assim foi feito. Havia um correspondente da Reuters na platéia."

No comments: