Wednesday, March 16, 2005



Quarta, 16 de março, 2005

Deskafkainado

O livro desse mês do Clube de leituras do LLL na verdade foram dois: O Processo e A Metamorfose.

Eu já tinha o The Complete Stories (que inclui A Metamorfose) e planejava comprar o Processo. Não deu. Então minha opinião será somente sobre o primeiro, com o background de ter lido também a maioria das outras histórias do livro, como "The Penal Colony", "The Judgment" e "A Country Doctor".

Eu tinha lido A Metamorfose há muitos anos atrás, e tinha gostado muito. Eu lembro que achei a idéia da transformação em inseto algo bizarro, mas que de alguma forma poderia ser real. Talvez por ainda estar perto da minha adolescência, uma fase bizarra mas também bem real, tudo fazia sentido. Na época achei que Kafka conseguia passar essa situação de uma maneira única, com todo aquele clima de desespero, tensão e ao mesmo tempo complacência. Fiquei chateado quando o livro acabou.

A minha sensação ao reler A Metamorfose agora foi bem diferente. Não sei se é somente porque já conhecia a história, mas tudo me pareceu repetitivo. Ao invés de achar o livro curto como da primeira vez, me via contando as páginas até o final. Até mesmo a metáfora de estar preso no corpo do inseto me pareceu menos interessante. Não consegui ficar fantasiando sobre como ele poderia estar fugindo disso ou daquilo. Parecia claro demais que Kafka estava descrevendo alguém que fugia da vida em sí, do emprego, da família, de tudo. Querer identificar uma razão específica me pareceu ser um exercício de futilidade. A morte no final foi o fim perfeito para um enredo que me pareceu mais uma fantasia de suicídio do que qualquer outra coisa.

Pela primeira vez entendi como certas pessoas acham Kafka chato. Apesar de eu ter gostado de alguns dos outros contos, não fui até o final do livro. Todo aquele clima de sofrimento e reclamação estava me deixando louco.

Enfim, o que mais me chamou atenção nessa (re)leitura foi como podemos mudar tanto de opinião com o passar do tempo. Eu que me acho um cara estável, the same old fella, devo ter mudado muito e nem percebi. Será que eu gostaria dos outros livros que lí a cinco, dez anos atrás? E aqueles que lí no ano passado?

Ter percebido isso depois de ler A Metamorfose não deixa de ser irônico.

No comments: