Friday, March 11, 2005



Sexta, 11 de março, 2005

Força vs Diplomacia

Interessante essa notícia de que o conselho islâmico da Espanha declarou uma "Fatwa" contra o Osama bin Laden.

A existência de Fatwas em sí é um absurdo. Mas considerando que essa é nossa realidade, essa reação contra o bin Laden pode ser algo positivo. Obviamente ele representa uma minoria radical, mas é uma minoria ativa. E além disso, a passividade da maioria muitas vezes soa como apoio. E nesse mundo de fantasias e símbolos religiosos, esse tipo de aceitação passiva faz muita diferença.

E considerando a divisão interna da Espanha depois do 3/11 (que matou 191 pessoas e feriu mais de 1,800), essa declaração do conselho islâmico chega a ser surpreendente.

O governo e o povo espanhol não se entendem em quase nada relacionado ao ataque. Alguns acham que foi tudo culpa do Aznar e seu apoio ao Bush, enquanto outros dizem que a Espanha sempre foi um alvo, e pagou pela sua falta de atenção. Quanto as reações ao ataque, alguns acham que a eleição do Zapatero, a retirada do Iraque e ineficiência da polícia (somente 28 dos 75 acusados foram presos) mostram o despreparo do País para lidar com o terrorismo. Outros, acham que todo cuidado é pouco para que a Europa não se transforme num campo de batalhas. Eles seguem o tal consenso de Madrid, definido por ninguém menos que Mr. Soros.

É a eterna briga entre os que acham que o terrorismo tem que ser combatido com força, e os que acreditam em soluções diplomáticas. Bem ou mal, o conselho islâmico da Espanha pelo menos escolheu seu lado.

No comments: