Tuesday, March 08, 2005



Terça, 8 de março, 2005

O melhor programa americano sobre política

A minha lista de coisas em comum com o Bill Maher é bem curta: Somos vegetarianos, pró-environment, e brancos. And that's about it.

Apesar disso, o Real Time é um dos 3 programas que eu assisto religiosamente na TV. E o único sobre política.

A diferença entre o Maher e os outros apresentadores/pundits é que apesar de tudo, ele consegue colocar o programa na frente da ideologia. Ele tem lá suas teorias malucas e não pensa duas vezes antes de defender o seu lado, mas na maioria do tempo não parece estar tentando convencer ou converter ninguém. Ele é opinionated mas não obnoxious.

E com isso ele consegue dar mais espaço para os convidados. Apesar de manter no mínimo 2 dos 3 lugares para gente de esquerda, o representante da direita consegue quase sempre expor seu ponto de vista (um exemplo clássico foi quando o Andrew Sullivan detonou o Maher sobre Chomsky. Vejam o transcript aqui). Programas como o do Bill O'Reilly, com quem concordo 80% do tempo, caem muito rápido no 'preaching mode'. Os entrevistados passam muito tempo se degladiando ou concordando totalmente com o Bill, e no fim parece sempre a mesma história.

Sempre penso que o Real Time é um dos melhores exemplos de como o free speach ainda reina nos EUA. Quem acha que por aqui não se tem liberdade para falar sobre qualquer assunto precisa conferir.

Tentei descobrir se passa no Brasil mas não achei informação nenhuma. Alguém sabe?

No comments: