Thursday, March 24, 2005



Quinta, 24 de março, 2005

America!

Eu não tenho a Globo por aqui (custaria $50 por mês, mais do que eu pago por 110 canais) mas fiquei sabendo pelo pessoal do Brasil sobre essa nova novela, "America", e resolvi conferir o website deles. Logo que ouvi o nome já sabia que boa coisa não viria, mas eu me surpreendi. Para o pior, claro.

Tudo bem que novela é novela, mas esses esteriótipos são ridículos. A personagem que quer imigrar ilegalmente é uma tadinha (até ficharam ela!). Outros que conseguiram imigrar para os EUA não gostam, e tem muitos problemas. Bônus para a professora malvada. Vejam esse parágrafo:

"Se no Brasil é comum as crianças chamarem suas professoras de tia, nos Estados Unidos esse hábito é malvisto. Abraçar a professora? Nem pensar! Beijar a professora? Tudo bem, mas a cota de beijo é limitada a um por dia. Também não pode andar de mãos dadas com os coleguinhas. Contatos físicos, por mais inocentes e banais que sejam, devem ser evitados a todo custo."

Eu dei muita risada com essa da cota de beijos! E já imaginaram uma criança aqui chamando a professora de "aunt" e achando que a professora não atende por não ser carinhosa?? Esse pessoal tem uma imaginação incrível.

Engraçado também foi a opinião do Titio Sader. Ele também parece não ter gostado, mas como sempre, for all the wrong reasons. Afinal, é sempre mais fácil achar que certos países são mais ricos que outros por causa da "lógica do capital" do que por eficiência ou mérito.

Enquanto isso, no mundo real, os países do terceiro mundo continuam se beneficiando com a imigração do seu povo, especialmente para os EUA. Em 2004, o dinheiro enviado por imigrantes ultrapassou o investimento estrangeiro direto. Foi um total de US$ 46 bi, US$ 5,6 bi para o Brasil, e US$ 16,6 bi para o México.

Por último, vale lembrar que apesar de grave (especialmente para a segurança interna dos EUA) o problema dos imigrantes ilegais é exagerado pela mídia. Afinal, dos 35.7 milhões de estrangeiros nos EUA, 10.3 milhões são ilegais, ou seja, menos de 30%.

No comments: