What is Left? What is Right?
Um dos aspectos mais interessantes aqui dos EUA é a diversidade ideológica. Muito além dos dois partidos e suas subdivisões, existe uma quantidade enorme de grupos e tendências que influem não somente o governo mas também o mundo privado.
Vejam essa coleção de textos da American Conservative (via ASS). Você acha de tudo. Desde o pessoal que acha a globalização é algo de esquerda, aos que acham que o esquerdismo econômico simplesmente acabou.
Na minha opinião, tentar agrupar essas várias correntes entre direita e esquerda é quase impossível. Concordo com o John Derbyshire, que diz que essas definições macro são no máximo useful as a first approximation. Mas só.
No fim das contas, essa variedade acaba promovendo ainda mais variedade. Eu por exemplo, não acho que me encaixo 100% em nenhuma das opiniões apresentadas nesses artigos. Pelo contrário, acho que alguns desses textos são tão absurdos quanto qualquer post do Blog do Emir.
I love it.
2 comments:
Sou não-esquerda, diferente do anti-esquerda, do pró-esquerda e da esquerda propriamente dita. O não-esquerda é o contrário do não-direita, mas não é bem o oposto. Meu oposto máximo é o centro, pois estou na margem das opiniões políticas. Acho que é isso.
Eu sou antiesquerdista.
Eu, sinceramente, acho que esquerdistas não fariam falta nenhuma. Tem gente que diz que a esquerda precisa existir para criticar erros e desvios da direita.
Bem, a variedade da direita nos EUA mostra que não.
Post a Comment