Saturday, May 29, 2004



Sábado, 29 de Maio, 2004

  What's up with George?




George W. Bush, o homem mais odiado do mundo. Será somente mais uma consequência do inegável aumento do antiamericanismo pelo mundo? Ou será justamente o contrário?

Difícil fazer qualquer comparação, já que a situação atual dos EUA e do mundo é bem particular. Analogias com a Era Clinton são comuns, mas nem sempre aplicáveis. Clinton teve suas guerras, seus escândalos pessoais, mas 9/11 mudou muita coisa.

Apesar de tudo conspirar contra, ainda vejo um fator pessoal nesse ódio todo contra Bush.

Muitos acham que é simplesmente uma questão de incompetência. Pensam que Bush é muito burro para ser presidente do país mais poderoso do mundo. Sem dúvida Bush não é um gênio, mas é bobagem achar que ele é um idiota completo. Nem mesmo a dinheirama da família seria capaz de comprar tudo que ele conseguiu, incluindo Yale, Harvard, e sua carreira política.

Dentro dos EUA, o jeitão caipira e a imagem de invencível que Karl Rove tão cuidadosamente tenta projetar podem até explicar parte da bronca. Mas duvido que fora dos EUA esses fatores sejam muito relevantes.

Talvez tudo pode estar relacionado à evidente falta de talento que ele tem em discurso publico. Outros presidentes ja tiveram o mesmo problema, mas hoje em dia vivemos num mundo muito mais conectado, e ser um bom ator é quase um pré-requisito.

Mas tem um algo mais que não consigo apontar. Acho incrível como a imagem de Bush pelo mundo mexe com as pessoas. Outro dia um amigo meu disse: "Acho que ele é o que o mundo precisa. Um baixinho mau encarado que não tem medo de ninguém."

Bush se tornou o primeiro baixinho de 1.80m do mundo.

No comments: