Monday, May 24, 2004



Segunda, 24 de Maio, 2004

  Tragicomédia


A bola da vez é a China. Ah, como seria bonita com uma aliança com a China! A união que fará os 2 países serem "levados em conta", braveja o nosso chefe-maior, o nosso mestre estrategista.

Só tem um probleminha. A China que o PT quer como aliada deve ser a China comunista, e não a capitalista. Sim, porque a China capitalista (que por sinal já é levada a sério pelo mundo todo) acha o Brasil protecionista demais! Chorão e protecionista, para ser mais exato. Essa é a China que tem como maior parceiro econômico os EUA, e que quer aumentar cada vez mais sua integração com o mesmo.

Essa China que o Lula sonha, a que ajudaria o Brasil nessa fantasia megalomaníaca de ser um adversário americano, simplesmente não existe. Ou melhor, está rapidamente deixando de existir. É verdade que uma parte do Pais permanece presa na teia comunista... Quem sabe dali vem a tal "ordem internacional mais justa e mais igualitária" que o querido presidente cita? Sera que é essa a origem do desejo, uma volta ao passado?

Talvez eles querem importar alguma tática mais eficiente para silenciar reporter do NY Times, só pode ser isso.

Quando será que esse nosso País vai acordar e sair dessa mentalidade tão idiota?

Quando sairemos dessa fantasia de que temos que fazer o mundo se adapatar ao Brasil e não o contrário?

Nessa minha última viagem ao Brasil, por exemplo, percebi que um produto eletrônico que custa 100 dólares aqui nos EUA custa por volta de 1000 reais no Brasil (mais de 300 dólares). Os impostos para importação são tão altos (por volta de 80% para esses produtos) que a pouca oferta acaba aumentando ainda mais o preço final. Imaginem o tamanho da desvantagem que esse tipo de barreira cria.

Mas tudo que se escuta na imprensa é que os EUA e a Europa são protecionistas, e que entravam nosso desenvolvimento. Estamos de mãos atadas! Sorry folks!

Mas não se preocupem, a China nos salvará de todos nossos problemas.

No comments: