Friday, May 14, 2004



Sexta, 14 de Maio, 2004

  Iraque e al-Qaeda


A decaptação do americano Nick Berg é um lembrete para aqueles que já tinham esquecido o que realmente está em jogo nessa guerra contra o terror dos extremistas islâmicos: A minha, a sua, a nossa cabeça. Não somente a dos americanos, ou ocidentais. A cabeça de todos os "infidéis".

Contra esse pessoal não tem negociação. O desafio é saber se o resto do mundo conseguirá ter a persistência e força necessária para vencer essa guerra.

Mas a morte do Nick Berg também lembra de um certo 'detalhe' muito contestado desde o início da guerra do Iraque: a ligação de Saddam e a Al-qaeda.

O assasino de Berg, Abu Musab al-Zarqawi, é considerado o número 2 de Bin Laden. Alguns acham até que a 'publicidade' atual de Zarqawi pode significar a tentativa de subida ao posto de número 1.

De qualquer forma, depois de perder a perna em um bombardeio na guerra do Afeganistão, adivinhem para onde Zarqawi se mudou? Norte do Iraque, aonde o grupo Ansar al-Islam mantinha seu campo de treinamento.

Zarqawi não só lidera atentados contra tropas da coalisão no Iraque, mas também fora dali. Quase conseguiu executar um grande ataque na Jordânia mês passado, usando bombas carregadas de... armas quimicas.

Apesar das lambanças na execução, a guerra do Iraque continua sendo (e sempre foi) parte vital da guerra contra o terrorismo islâmico.

No comments: