Tuesday, May 11, 2004



Terça, 11 de Maio, 2004

  O ataque das Cicadas




Parece coisa de X-Files, mas não é.

A cada 17 anos, as cicadas invadem aos milhões a região do Leste Atlântico dos EUA. Geralmente tudo comeca em Indiana (mais no centro do País) e vai se alastrando para o Leste, de New York até o Missouri. A região de Washington DC, aonde eu moro, é um dos principais alvos.

Esse periodo de incubação tão longo da cicada é parte da sua tática de sobrevivência. Como não tem nenhuma proteção contra pássaros, esquilos, etc, a única maneira em que ela consegue sobreviver é saturando o ar com o máximo de insetos pelo menor periodo de tempo possível. Quando chega a hora, todas "brotam" do chão simultâneamente, e vivem somente por poucos dias até conseguirem colocar seus ovos nos galhos das árvores e perpetuar o ciclo. Os cientistas acham até que o fato do número de anos de incubação ser primo ajuda na luta contra os predadores naturais.

Apesar de inofensivas, as cicadas provocam uma grande confusão por onde passam. O pessoal daqui me conta histórias de pessoas correndo do carro para casa, tentando fugir das trombadas acidentais. Isso sem falar nas hortas destruidas, parabrisas completamente bloqueados, e coisas do tipo.

Como existe gosto para tudo, muita gente por aqui adora o espetáculo, como o pessoal do Cicada Mania.

Essa será minha primeira experiência com o "ataque das cicadas". Depois eu conto como foi. Seu eu sobreviver, lógico.

No comments: