Monday, May 03, 2004



Segunda, 3 de Maio, 2004

  Polêmica da vez


Eu sei que é repetitivo, mas não consigo deixar de me surpreender com a completa falta de lógica do ser humano.

Vejam essa nova polêmica dos soldados americanos que abusaram dos prisioneiros iraquianos. Algo errado, sem dúvida nenhuma, e os soldados serão punidos. Entretanto, o assunto está sendo tratado pelo mundo como se fosse um novo genocídio, ou como disse um jornal Escocês, "o fim da farsa moral da guerra do Iraque".

Um punhado de soldados, no meio de mais de 150 mil, quebraram as regras militares (que são rígidas) e voilà, mais uma prova que os EUA são o diabo na terra. Que foi um outro soldado que denunciou a coisa toda ou que o exército americano foi atrás e denunciou publicamente quem abusou pouco importa.

Essa torcida contra os EUA alcança cada vez mais níveis absurdos. A situação em Fallujah é outro ótimo exemplo. Se os EUA atacam forte, estão sendo violentos demais. Se não atacam, são incompetentes. Se arranjam uma solução diferente, como essa nova força iraquiana, estão admitindo a derrota! Derrota do que exatamente eu não sei, mas que tinha gente comemorando isso tinha.

Isso tudo considerando que os EUA poderiam, se quisessem, destruir Fallujah, Najaf, ou qualquer cidade iraquiana inteirinha em algumas horas. Aliás, poderiam destruir o Iraque inteiro, sem a perda de vida de sequer um americano. As bombas estão lá, esperando. Mas isso nunca é nem considerado.

Enquanto isso, os "guerreiros da liberdade" que usam crianças e mulheres como escudos humanos são tratados como pobres coitados oprimidos pelos "invasores".

Acho que nunca serei capaz de entender essa síndrome de "sempre torcer pelo mais fraco por mais errado que esteja". Ou será que a real sindrome é "torcer contra o mais forte por mais certo que ele esteja"?

Talvez o problema esteja mais para psicologia do que sociologia no fim das contas.