Friday, November 11, 2005

Liberdade e Unidade

O Free State Project completou 2 anos, e o resultado até agora só pode ser descrito com uma palavra: fracasso.

Tanto é que alguns dias atrás, os organizadores desistiram do objetivo inicial de atrair 20.000 pessoas para mudarem para New Hampshire, e contruir um verdadeiro Libertarian State. E a coisa está tão preta que ainda não definiram objetivo nenhum.

Afinal, atualmente 6.800 pessoas são cadastradas no projeto, mas a maioria vive na California e Flórida. Somente 130 pessoas realmente mudaram, juntando-se a outras 250 que já moravam por lá.

Como disse o Dante Scala, do New Hampshire Institute of Politics: "It always seemed implausible that libertarians, who above all value their individuality were going to be able to group together and accomplish such a large common goal".

Pois é. E é por isso que politicamente eles não vão para frente.

6 comments:

Jorge Nobre said...

Aqui no Brasil, é engraçado: Quando se pergunta aos liberais ou conservadores porque eles nunca conseguem criar um partido nem digo forte mas pelo menos em condições de disputar eleições (o partido federalista nunca consegue o mínimo de assinaturas) eles sempre dão a desculpa "libertária": não conseguem formar um partido porque valorizam o individualismo e desprezam ações coletivas.

Pode ser verdade que um partido realmente liberal não exista em nenhum país do mundo. Mas eu já ficaria feliz com um partido semelhante ao republicano, por exemplo.

Igor Taam said...

Vai entender, mas há casos (mais ou menos) semelhantes na Sibéria, desde o tempo dos tzares (ou seria na URSS) de comunidades quase anárquicas, com propriedade privada e tudo mais. Não sei se existem até hoje, vou me informar melhor sobre tudo. Mas eram judeus que foram "afastados" da sociedade, mas que podiam viver sua própria vida longe. E viveram.

Acho que em algumas regiões dos EUA, durante a independência e expansão americana, algumas comunidades viviam assim, "anarquicamente", e muito bem até. O engraçado é que, nos casos que ouvi, começaram com propriedade comum, dividida igualmente, etc. Só começou a dar muito certo até deixarem cada um com o que produzia.

No Brasil, li em algum lugar, D. Pedro II tentou um laboratório social anarquista, mas não deu certo.

Igor Taam said...

Acabei me empolgando. Pus a logo do projeto no canto direito do blogue.

Anonymous said...

Paulo,

Porque é o Marxismo da Direita, que ainda não teve a chance de cometer as mesmas atrocidades do marxismo real.

http://www.salon.com/jan97/state970120.html
http://www.amconmag.com/2005_03_14/article1.html

Abraços

Anonymous said...

Fernando,
Eu acho os radicais libertarios realmente malucos. Mas um dos textos que vc passou diz que a maioria eh radical, e depois mostra que o numero de libertarios registrados eh pequeno. Quer dizer, um exagero dizer que a maioria eh anarco-capitalista ou algo do tipo.

[ ]s

Anonymous said...

where i get more info?