Saturday, January 07, 2006

Revisitando o Iraque - 15 anos depois

Daqui 10 dias, em 16 de janeiro, a guerra do Iraque completará 15 anos.

Sim, porque a guerra atual nada mais é do que a continuação daquela começada em 91, quando a coalisão da ONU (leia-se EUA e Inglaterra) começou a expulsar o Iraque do Kuwait.

Para 'comemorar' a data, vou fazer algo que nunca fiz por aqui: um post de várias partes. Eu lí tudo o que é possivel sobre o conflito, e considerando as limitações da nossa imprensa e do bias involuntário da minha perspectiva de morador dos EUA, sei tudo o que há para saber sobre a história.

A motivação para esse multi-post é a enorme ignorância da maioria das pessoas sobre o assunto. Muitas lendas e falácias circulam por ai, principalmente depois do começo da segunda parte da guerra, há tres anos atrás. Acho então que vale a pena o esforço de listar os fatos, e obviamente dar pelo caminho minha opinão sobre os erros e acertos feitos pelas diversas partes envolvidas.

Vou dividir a série em 5 posts:
- Saddam e o Iraque - 1958-1980
- A guerra Irã x Iraque - 1980–1988
- A primeira Guerra do Golfo
- A década da ONU - 1991-2003
- A segunda Guerra do Golfo

Queria completar tudo até o dia 16, mas acho muito difícil. Mas a primeira parte deve sair ainda nesse fim de semana.

3 comments:

Anonymous said...

o ponto principal que vc vai ter que me convencer eh:

1) que direito os eua tem de invadir o iraque pela segunda vez

2) mesmo que tenham o direito, e mesmo que tenha sido a unica invasao do mundo motivada por pura selfless bondade, quem disse q o contribuinte americano deve ter esse onus de "ajudar" o iraque?

alex castro

Anonymous said...

"sei tudo o que há para saber sobre a história"

Uau. Mal posso esperar. :)

Abraços

Anonymous said...

hehe, mas eh o que eu acho. Se alguem me ensinar algo novo, melhor ainda :-)

[]s