Tuesday, August 01, 2006

Mais um exemplo do lixo

Número de notícias sobre o Mel Gibson dirigindo bêbado e falando mal de judeus:

(Aprox. 4450)

Número de notícias sobre o louco muçulmano que atirou em 6 mulheres (matando uma) no Seattle Jewish Center:

(Aprox. 3500)

Agora, isso não leva em consideração a cobertura de TV, a proeminência dessas notícias nos jornais, etc. Não existe a mínima dúvida sobre qual teve mais atenção. E isso só conta o que foi publicado em inglês. Vocês ai no Brasil ouviram sobre alguma das duas? Qual teve mais destaque?

O que leva a esse lixo? Culpa da imprensa? Culpa da ignorância do povo? Qual é a causa e qual é a consequência?

3 comments:

Cláudio said...

Até acho que neste caso específico pesou mais o fato do Mel ser celebridade.

No Globo On Line não me lembro de ter visto nada sobre o atirador de Seattle (mas nao tenho visitado o site frequentemente). Mas hey, isso não é hora de dar uma notícia dessas. Tá querendo o quê? Dar a Israel o benefício da dúvida?

:-)

Anonymous said...

Na verdade, o fato do Mel Gibson ser uma celebridade provavelmente anula os resultados desta pesquisa, ou pelo menos os números que tu utilizou -- afinal de contas, Gibson provavelmente foi citado por vários outros motivos no período anterior ao seu episódio em Malibu e mesmo durante ele. Se é para usar estes números, sugiro que tu some todos os "all related", se bem que depois de tantos dias isso se transformou em uma tarefa mais complexa do que soa.

Anonymous said...

Extrapolacoes logicas sao sublimes. As forcadas, como a tua, um desastre. Como bem apontou o Cisco, a palavra celebridade anula a importancia de outros fatos. Infelizmente. E vc bem sabia, ao escrever seu post.