Wednesday, July 07, 2004



Quinta, 8 de Julho, 2004

  Mainardi e o Iraque

Nem tudo está perdido! Finalmente alguém de destaque na grande imprensa brasileira mostrou algo diferente da unanimidade ideológica de sempre. O alvo do texto é o Lula, mas na verdade serve para 99% dos outros governos que foram contra essa guerra.

Eu geralmente acho o Mainardi sensacionalista demais para o meu gosto, mas dessa vez ele acertou bonito. Quase na mosca, quase...

Primeiro, os acertos:

- Mostrar a enorme hipocrisia de quem condenou a guerra baseado em legalidades. Temos gente como o Lula, que não apoiou outras guerras que a ONU apoiou, e temos os outros que criticaram os EUA no Iraque mas que apoiaram outras guerras que a ONU não apoiou. E isso só acontece porque a ONU é e sempre foi extremamente ineficiente militarmente. É só uma questão de parar e analisar as guerras que acontecerem desde sua fundação. Indo um pouco à frente nesse ponto, é bom lembrar que de acordo com a ONU Saddam abusou durante 13 anos de todas as formas possíveis e imagináveis. Quer dizer, essa ilegalidade da guerra não está sendo distorcida, está sendo inventada.

- Mostrar a maior hipocrisia ainda de quem condena a guerra pelo lado humano. Antes da guerra, o povo iraquiano sofria (para valer) com o Saddam e com o embargo. Agora pelo menos existe a chance de serem livres, e de quebra já se livraram dos outros dois problemas.

- Lembrar o fato de que os únicos que realmente poderiam ser contra a guerra seriam os americanos. Eu discordo um pouco, e adiciono nesse quesito os próprios iraquianos. O fato dos iraquianos terem sido na sua maioria à favor, já mostra que do ponto de vista humano a guerra foi válida. Os americanos realmente estão divididos, e tem toda razão. Muitos reclamam da ineficiência do Bush na explicação dos motivos da guerra. É bem difícil avaliar se os EUA irão se beneficiar ou não com tudo isso, e os soldados americanos continuam morrendo. Acho que a resposta virá somente com o tempo.

E por último, o que faltou:

- Faltou lembrar de um fato bem importante: A guerra no Iraque custa 5 BILHõES de dólares por mês aos EUA. O Mainardi encostou nesse ponto quando lembrou do Afeganistão (e a teoria do gasoduto) e do descontentamento americano sobre o Iraque, mas preferiu sair pela tangente com um "que se danem os americanos". Eu acho importante lembrar que com 5 bilhões ao mês daria para comprar todo o petróleo, água, areia e o que mais houvesse no Iraque.

Quem acha que a intenção da guerra era lucro financeiro, simplesmente não sabe aritmética.

Mas no fim das contas, estou contente. A mensagem chegará em muitos ouvidos, e quem sabe alguns entenderão a situação de uma maneira diferente da que é pintada por todo o resto da nossa imprensa. Já é um bom começo.

No comments: