Saturday, July 17, 2004



Sábado, 17 de Julho, 2004

  Whoops!

Não parece que essa notícia repercutiu pelo Brasil, mas por aqui a discussão sobre o cancelamento do contrato da Whoopi Goldberg pela Slim-Fast (empresa que faz produtos para emagracer) foi grande.

Afinal, será que os direitos de livre expressão da Whoopi foram infringidos?

Eu acho que não. Ela pode, se quiser, aparecer hoje em qualquer lugar, com a mesma garrafa de vinho na mão, e fazer novas piadinhas com o nome do Bush. O governo não se meteu, pelo menos diretamente, na vida dela por causa disso. E o direito de livre expressão lida justamente com interferências do governo sobre o que as pessoas expressam. As reações das outras entidades privadas já é outro caso.

Acho que o problema com o que a Whoopi fez não foram as críticas em sí, mas sim a maneira que ela se comportou. Outros artistas, como o Chevy Chase, John Mellencamp e Paul Newman, também fizeram seus protestos naquela noite e ninguém reclamou.

Enfim, a liberdade dela de dizer o que bem entender não tira a liberdade da empresa que a contratou de ser contra o que ela fez, e cancelar o contrato. Se a empresa vai ganhar ou perder com isso já é outra história, mas direito de fazerem o que bem quiserem eles tem.

No comments: