Friday, June 24, 2005

Globalização

O NYT pode ter seus problemas, mas tem reportagens muito interessantes. Esses últimos dias tem sido especialmente bons quando o assunto é globalização.

Primeiro, um artigo que fala sobrea terceirização de programadores para Índia pela IBM. Eu sempre acho graça quando nego tenta disfarçar interesses próprios como se fossem universais. Afinal, quando o tal Lee Conrad, coordenador de um sindicato ligado à IBM diz que "In all this talk of global competitiveness, the burden all falls on the workers." ele não está pensando em todos "trabalhadores", não é mesmo? Os indianos que vão poder sair da pobreza agradecem.

Outro artigo trata de um dos meus assuntos preferidos: a industria automobilistica americana. Desde o fim da década de 60 o governo americano fez de tudo para proteger as montadoras locais. Bilhões de dólares depois, as empresas japonesas, alemãs e coreanas continuam produzindo produtos melhores. A vantagem é tão grande que essas empresas aceitaram construir fábricas nos EUA e continuam levando vantagem. Atualmente, um quarto de todos os carros produzidos nos EUA é de marca estrangeira. Essas empresas empregam 60.000 pessoas (as americanas ainda empregam mais, 250.000), mas enquanto Ford e GM cortam pessoal, eles continuam contratando.

Depois de modernizar o Reino Unido, o Blair agora quer mudar a UE. A proposta inicial é diminuir os subsidios à agricultura, reduzir os deficits, e aceitar novos membros como a Turquia. Ganha um prêmio quem adivinhar quais países não gostaram muito da idéia.

Esse Blair adora uma confusão (no bom sentido).

5 comments:

Anonymous said...

"disfarçar interesses próprios como se fossem universais" é o X da questão em muitos assuntos. []s

bridgeplayer said...

Paulo,
não duvido que carros japoneses sejam melhores que os americanos, mas o problema é que os sindicalistas e protecionistas americanos sempre vão ter o argumento de que "eles também fazem protecionismo", afinal o Japão dá subsídios à exportação. Nós sabemos que não é bom argumento, mas vai explicar isso pra eles.

Anonymous said...

Fernando,

Sem duvida. Eh obvio que cada um quer mais eh defender o seu e convencer que nao eh egoista. Vc viu a pesquisa da Pew ? Nao existe exemplo melhor.

Rafael,
Eu nem espero que o governo americano desista. Alias, duvido muito que o futuro da industria automobilistica seja parecido com a de eletronicos. Ford e GM vao continuar por ai, mesmo que seja na rabeira da industria..

[ ]s

Anonymous said...

Por falar em indústria automobilistica, vc assistiu "Fog of War"? Interessante documentário. []s

Anonymous said...

Ainda nao vi Fernando, mas vou alugar assim que der.
[ ]s