Friday, February 10, 2006

Pão, circo e cerveja

A peripécia "progressista" de hoje vem daqui mesmo do Estado de Washington: a história da comissão da cerveja.

Sim, é isso mesmo: o Estado quer vender booze. Ah, pera lá, é só uma ajuda as cervejarias pequenas aqui do Estado! Ninguem aqui vai dar dinheiro para Budweiser da vida! Sabe como é, os pequenos negócios nunca vão sobreviver sem a ajuda do grande irmão... E não se preocupem, seus impostos não vão pagar pelo projeto. Os descontos dos impostos das cervejarias e fundraisers vão ser suficientes. Bom, os fundraisers vão ser pagos pelos contribuintes, mas reclamar disso é ser muito mesquinho!

E pensando melhor, o tal Pat Sullivan (Democrata) é um gênio. Afinal, além de agradar um lobby poderoso, as taxas sobre a venda de qualquer produto alcoólico são altíssimas por aqui. E como se não fosse suficiente, todos sabem que com mais cerveja na cabeca o povão vai ficar mais feliz!

It's a goddamn win win situation baby.

10 comments:

Anonymous said...

Depois de beber as ótimas cervejas texanas locais, sou francamente à favor de qualquer coisa contra as Buds e Miller da vida. Não vejo porque apoiar a mediocridade sempre.

[]s

Anonymous said...

Eu tambem gosto de muitas cervejas sem marca famosa.

Assim como eu tambem gosto de uma pizzaria pequena aqui na esquina.

So nao acho que o governo tem que se meter nessas coisas.

[]s

Cláudio said...

Se a notícia chega por aqui... Vamos ter agência reguladora e tudo mais.

Anonymous said...

Ayn Rand deve estar morrendo de rir na sua tumba.

Anonymous said...

"o Estado quer vender booze"

Eu li a notícia e não parece ser bem assim o negócio. A intenção é revitalizar a produção local de cerveja, produzindo mais negócios e empregos. Há de se ver se dará certo, mas continuo achando que estás reclamando de pouca coisa. Enfim, nada contra a geração espontânea de empregos que vc pregam. :)

[]s

Anonymous said...

Fernando,
Po, mas ai eu preciso faar sobre tudo, desde la no comecinho.

Se vc gasta dinheiro numa coisa, por exemplo, promovendo uma empresa que vende cerveja A, a empresa que vende cerveja B vai sair prejudicada. Ah, mas se o Estado de Washington pode porque os outros nao podem? Poder pode. Mas ai vc ja deixa de gastr "um pouquinho" e comeca a gastar "um poucao".

Geracao de mpregos nao eh o dever do Estado. Se eles diminuissem as taxas por aqui, as empresas seriam mais competitivas e nao precisariam de comissao da cerveja nenhuma.

E mais, se existe comissao para cervejaria, porque nao comissao para todo e qualquer negocio que abra por aqui? Afinal sao todos geradores de emprego.

Eh um buraco sem fim.

[]s

Cláudio said...

"Geracao de empregos nao eh o dever do Estado"

Indeed.

Alocações políticas de recursos econômicos. Tiram-se recursos de um lugar para colocar em outro politicamente mais forte. Quase sempre o recebedor é ineficiente na utilização dos recursos, o que faz com que a demanda seja inesgotável, agora sob o pretexto de "proteger os empregos" (vide Varig).

Anonymous said...

"Os descontos dos impostos das cervejarias e fundraisers vão ser suficientes."

"E não se preocupem, seus impostos não vão pagar pelo projeto."

Continua achando que estás vendo a coisa naquele vácuo onde as teorias do libertarianismo funcionam tchin-tchin (e só). Bem mas se as cervejas de Washington estão com esse cacife político todo, me diz aí: qual é a melhor ale do estado?

[]s

Anonymous said...

Fernando,

Vacuo? So porque eu quero que o governo nao patrocine cerveja? Ok then.

Nao sou um grande conhecedor, nao sei te dizer os nomes. Mas geralmente quando vc vai num restaurante ou bar por aqui eles tem as 'micro brews' e geralmente sao boas.

[]s

Anonymous said...

Ah, ok. Lobby da NRA, pode. Lobby da Defesa, pode. Lobby das empresas de energia, pode. Lobby do tabaco, pode. Lobby da cerveja local, Deus me livre. :)

Aqui no Texas eu recomendo Shiner, em particular a Shiner Bock.

[]s