Wednesday, January 12, 2005



Quarta, 12 de janeiro, 2005

Mais uma do Kristof

Diz a manchete do UOL: "Sistema de saúde de Cuba é melhor que dos EUA"

Obviamente o título foi mal traduzido (o original é "Health Care? Ask Cuba") mas esse é o menor dos problemas nesse caso. Da mesma maneira que o Kristof (que vem tomando o lugar do Bob Herbert como pior colunista do NYT) tinha mostrado somente parte dos fatos sobre as doações americanas para países pobres, novamente ele manipula os dados nessa comparação entre a taxa de mortalidade infantil cubana e americana (citada como 6.0 vs 7.2 por 1000).

Primeiro de tudo, o assunto não é novo. O mestre Moore espalha esse tipo de propaganda há tempos. O Kristof deve estar sem ter o que escrever. Tanto que o melhor artigo que eu achei sobre o assunto foi de 2002. O problema é o seguinte:

- Nos EUA 30 a 40% das mortes de recém-nascidos ocorre no dia do nascimento. Isso acontece porquê os EUA são os líderes mundiais em manter bebês prematuros vivos. A morte de um prematuro não é nem contada na maioria dos outros países, inclusive europeus. Um fato que comprova isso é que a porcentagem de crianças que nascem com menos de 1.5Kg nos EUA é de 1.3%, e somente 0.4% em Cuba. A própria World Health Organization permite que somente partos de mais de 1Kg sejam considerados para estatísticas. A chance de sobrevivência dessas crianças com menos de 1Kg é geralmente de 50%.

- Os EUA também são um dos países mais avançados em inseminação artificial. E nesse tipo de gravidez, a chance de nascimentos 'múltiplos' é maior, e consequentemente a porcentagem de partos complicados aumenta.

Além de tudo isso, o Kristof escolheu o ano em que os números tiveram a maior diferença. Ele mentiu quando disse que não existem dados para 2003. É só conferir aqui.

Mais um belo exemplo de como é facil manipular os números and get away with it.

No comments: