Friday, January 28, 2005



Sexta, 28 de janeiro, 2005

Quatro grupos e o futuro do Iraque

Apesar de acreditar e muito na importância das eleições no Iraque, acho que esse voto iraquiano funcionará mais como uma pesquisa de opinião do que como um mandato de poder. O real poder está nas mãos de quatro grupos, todos externos, e que lutam entre sí pelo direito de moldar o futuro iraquiano.

Esses são os quatro grupos que eu vejo:

Grupo 1 - "Vietnã party"
São os que lucrariam imensamente com a imediata retirada americana do Iraque. Para entender esse pessoal, nada melhor do que ouvir Little Teddy. A saída do Vietnã rendeu presidentes e senadores para esse grupo, e não existe nada mais valioso do que poder para esse pessoal. A preocupação com os iraquianos é nula. Eles não se importaram com o milhão de cambojanos mortos back then, e não se importariam com outro milhão de Shiitas ou Sunitas now. O grupo é formado basicamente pela ala esquerda dos democratas americanos, mas tem simpatizantes pelo mundo. (principalmente os do grupo 3).

Grupo 2 - "Islamo-fascista party"
O nome já diz, esse é o grupo dos que lutam contra os EUA e a democracia no Iraque por motivos religiosos/filosóficos. É o grupo da Alqaeda, Irã, Síria e todos outros do tipo. É provavelmente o grupo que mais teria a perder com o sucesso do Iraque, e o que menos se importa com o povo de lá. Aliás, eles não se importam muito com a vida de ninguém.

Grupo 3 - "We are the world party"
Esses são aqueles que não querem que os EUA tenham sucesso no Iraque por medo de que os mesmos ganhem poder. Na maioria das vezes é um pessoal que se diz interessado no bem estar dos iraquianos, mas só a partir do começo da guerra. O que eles sofriam com o Saddam não importa muito. Se dependesse desse grupo, o Iraque de hoje seria igualzinho ao Iraque pré-guerra. Esse grupo é o que faz manifestações nas ruas, usam pombinhas brancas na lapela, e adoram frases como "Império do Mal". São fácilmente manipulados pelo grupo 1, e alguns chegam no limíte de apoiar o grupo 2.

Grupo 4 - "Bush/Neocons party"
Basicamente os republicanos atualmente no poder. É o grupo que, depois do 9/11, resolveu mudar a ordem mundial. Eles acreditam que a teoria dominó pode ser efetiva na luta contra o terrorismo da mesma forma que foi na luta contra a URSS. Esse grupo se preocupa com os iraquianos por necessidade. Tendem a tomar decisões arbitrárias, e muitas vezes afobadas. Dependem de grupos de interesse muitas vezes incompatíveis, e por isso são muitas vezes instáveis.

Não achou um grupo em que você se encaixe? Nenhum grupo em que o principal objetivo seja simplesmente a melhora do iraque? Welcome to the club.

Só existem duas opções: ignorar o problema completamente, e ir checar a página de esportes, ou se comprometer e apoiar o grupo que chega mais perto do que você acredita ser o mais certo.

Cada um dos quatro grupos fará de tudo para que as eleições trabalhem a seu favor. Os grupos 2 e 4 estão no ringue, e a eleição é um round importante. Filtrar a propaganda e identificar o vencedor da mesma será difícil. Talvez impossível.

Mas o fato indiscutível é que o povo iraquiano tem uma chance nas mãos. Uma chance recheada de problemas e perigos que a maioria das pessoas provavelmente nem consegue imaginar, mas ainda assim uma chance.

Muitas vezes, that's all you need.

No comments: