Monday, January 24, 2005



Terça, 25 de janeiro, 2005

Dupla personalidade

Em um mundo perfeito, as pessoas só poderiam criticar algo quando realmente soubessem do que estão falando, e se pudessem apresentar alguma solução alternativa ao problema. Em um mundo mais ou menos, as pessoas pelo menos fariam algum sentido quando tentassem criticar algo. Quem sabe um dia chegamos no mais ou menos?

Essa reportagem da Agência Carta Maior sobre imigração não faz o menor sentido, mesmo levando em conta a fonte. No começo, a repórter diz que a imigração para países ricos é péssima, e que só acontece porque "a globalização neoliberal" isola economias. Ela continua dizendo que número de imigrantes está aumentando muito, e "Com destino às ilhas de riquezas do mundo globalizado – América do Norte, Europa Ocidental e Sudeste Asiático – os migrantes são a evidência mais clara da contestação das grandes diferenças econômicas."

Mas depois, numa metamorfose mágica, ela diz que imigração é algo extremamente necessário. Ela afirma que os países ricos não tem o direito de fechar as fronteiras, já que "Não adianta colocar muros que os migrantes passam por baixo. Não podemos ver as migrações como um fenômeno de aspectos negativos." Ela completa citando a opinião de um sociólogo de que "Se 3% da força de trabalho dos países desenvolvidos fosse de trabalhadores internacionais temporários, o bem estar mundial aumentaria em 150 bilhões de dólares. A redução das barreiras migratórias estimularia um aumento da produção interna e a diminuição da pobreza".

Fica impossível levar esse pessoal a sério. Eu comecei discordando de tudo e no final estava concordando com o artigo! É que nem a história das discussões infinitas com meu amigo lefty. Não é que eu fiz aquilo só por birra, eu realmente queria entender esse pessoal!

Não é fácil manter a mente aberta.

No comments: