Saturday, January 22, 2005



Sábado, 22 de janeiro, 2005

Gorki Aguilar Carrasco



Falando em Cuba, ouvi essa reportagem na NPR essa semana. É a historia de Gorki, um roqueiro cubano de 35 anos, que desafiou El Comandante e está agora na prisão, junto com dezenas de jornalistas e escritores, pagando por sua audácia.

Gorki sabia bem o que estava fazendo. Ele debochou de muitos mitos sagrados da ilha: fez uma adaptação do hino comunista "La Internacional", usando partes de um poema do Che Guevara sobre o futuro da juventude cubana. A letra descreve um desfile do Primeiro de Maio, aonde gays, rebeldes, e mendigos marcham atrás de uma garota segurando a bandeira cubana, e com os seios de fora. Em uma das músicas, ele diz "Eu não quero ser um fantoche desse Rei cego. Eu mijo na sopa dele, e o deixo louco da vida". A capa do último disco, Porno Para Ricardo, tem uma foice e um martelo desenhados como um pênis e uma vagina.

A versão oficial da prisão de Gorki é que ele vendeu drogas para uma jovem. A história foi desmentida por várias testemunhas, mas em Cuba isso não importa muito. Nem mesmo os advogados de defesa puderam se pronunciar no julgamento.

Enfim, mais uma exceção risível na terra da igualdade social.

No comments: